Dragão do Mar receberá atrações do Festival Elos neste final de semana

9 de dezembro de 2021 - 11:55 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Sessões no Planetário, performances no MAC Dragão e espetáculo no Teatro Dragão do Mar compõem a programação do Festival gratuito no complexo cultural.

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abrigará parte da programação do “Festival Elos – Ações que Transformam o Mundo”, que celebra a retomada das atividades culturais com uma programação democrática e plural. No Dragão, o festival multilinguagens apresentará performances e espetáculos em parceria com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, e ainda disponibilizará acesso gratuito a sessões do Planetário Rubens de Azevedo. A retirada de ingressos será realizada por meio virtual conforme as particularidades de cada espaço. Toda a programação é gratuita e o visitante deverá apresentar o passaporte sanitário, que comprova o ciclo vacinal completo do portador há pelo menos 15 dias, junto ao documento de identificação com foto, conforme protocolos alinhados às orientações do Governo do Ceará por meio do decreto estadual vigente. O Elos acontecerá ainda em outros equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar, como o Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, e o Centro de Formação Olímpica, vinculado à Secretaria do Esporte e Juventude.

Performances/Espetáculos

Em parceria, o Festival Elos e a XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará trazem o suíço Yann Marussich para apresentar alguns trabalhos performáticos de seu repertório no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. No sábado (11), às 16h, o renomado artista apresentará “Pot-Pourri” (2021), onde mergulha em uma banheira de arroz e usa um respirador, e no domingo (12), às 18h, será a vez “AGOKWA” (2016), nome que os nativos americanos dão a homens que vivem e se vestem como mulheres. O acesso às apresentações está sujeito à apresentação do passaporte sanitário e à retirada antecipada de até um ingresso por pessoa no site da Bienal de Dança na plataforma Sympla.

Também fruto da dobradinha com a Bienal, Jorge Garcia, um dos mais conceituados coreógrafos brasileiros da atualidade, apresentará, no domingo (12), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, o solo “Nihil Obstat” (2009), onde transborda em cena a liberdade e a possibilidade de transformação do lugar, do momento e do próprio corpo. Nihil Obstat (em latim Nada Impede) é a aprovação oficial do ponto de vista moral e doutrinário, realizada por um censor da igreja católica, de uma obra que aspira ser publicada. O acesso gratuito ao espetáculo também requer a retirada antecipada de até um ingresso por pessoa no site da Sympla, o qual será apresentado junto ao passaporte vacinal.

Sobre os trabalhos

POT POURRI
Yann Marussich (Suíça)
2021 | 240 min. | 18 anos
“Potpourri” é uma performance que assume a forma de um quadro muito lento de quatro horas que se decompõe e se recompõe em uma improvisação imperceptível como a constante recomposição da configuração dos grãos de arroz ao redor do artista.
Ficha técnica
Concepção e performance Yann Marussich Trilha sonora e técnica Léo Marussich Edição de vídeo Sam Maryu Lenço Marie Bajenova Produção, administração e comunicação Perceuse Productions Scènes / Claire Félix, Léonore Friedli, Nathalie Wenger Apoio Ville de Genève, Coincidencia, Pro Helvetia, Corodis, Loterie Romande, État de Genève

AGOKWA

Yann Marussich (Suíça)
2016 | 50 min. | 18 anos
Esta performance coloca um personagem no centro: Homem-Mulher. Agokwa. Este é um dos nomes que os ameríndios dão ao homem-mulher. Dois espíritos é outro. Através de sua presença como homem e como mulher, Yann Marussich deseja prestar homenagem a estes Agokwas.
Ficha técnica
Concepção e performance Yann Marussich Trilha sonora Denis Rollet Técnica Léo Marussich Concepção do seio Lorédane Strachnov Produção, administração e comunicação Perceuse Productions Scènes / Claire Félix, Léonore Friedli, Nathalie Wenger Apoio Ville de Genève, Coincidencia, Pro Helvetia, Corodis, Loterie Romande, État de Genève

NIHIL OBSTAT
Jorge Garcia (São Paulo)
2009 | 50 minutos | Livre
O solo transborda no palco a liberdade e a possibilidade de transformação do lugar, do momento e do próprio corpo. Inicialmente criado por Henrique Iwao, pesquisador e músico experimental, e atualmente desenvolvido com a improvisação de Eder “O” Rocha, o trabalho é movido por elementos como mini-amplificadores distribuídos pelo espaço cênico e um cavalinho de brinquedo, buscam criar movimentos sonoros em diferentes níveis, interferindo na movimentação do intérprete.
Ficha Técnica
Concepção e Interpretação Jorge Garcia Trilha Sonora Henrique Iwao Improvisação Sonora Eder “O” Rocha Design de Luz Ari Buccioni Operação de Luz Walter Façanha Produção Executiva Cristiane Klein (Dionísio Produção) Registro Fotográfico Silvia Machado, Rose Carneiro e Charles Trigueiro

Sessões de Astronomia e Ciências Afins

Com a finalidade de contribuir para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento, o festival disponibilizará, gratuitamente, no sábado (11) e no domingo (12), 60 ingressos para a sessão “Passaporte para o Universo” no Planetário Rubens de Azevedo. Além de apresentar o passaporte sanitário, os interessados devem realizar a retirada antecipada de até um ingresso por pessoa na página do Dragão na plataforma virtual Sympla (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar). Os ingressos serão distribuídos virtualmente a partir das 15h no dia de cada sessão. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início do espetáculo. Usando a ciência real e a tecnologia de ponta para criar experiências imersivas que educam e inspiram, “Passaporte para o Universo” conduz a uma viagem inesquecível por bilhões de anos-luz, reproduzindo uma jornada incrível do nosso planeta natal até o limite do universo. O público voa sob os anéis de Saturno, no coração da Nebulosa de Órion, e percorre a vastidão do universo observável, experimentando esses e outros destinos cósmicos impressionantes como nunca antes possível.

Programação

11/12 (sábado)

16h – “Pot-Pourri” – Yann Marussich (Suíça)
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará

19h – Passaporte para o Universo (sessão juvenil-adulto )
Local: Planetário Rubens de Azevedo

12/12 (domingo)

18h – “AGOKWA” – Yann Marussich (Suíça)
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará

20h – “Nihil Obstat” – Jorge Garcia (São Paulo)
Local: Teatro Dragão do Mar

19h – Passaporte para o Universo (sessão juvenil-adulto)
Local: Planetário Rubens de Azevedo

Sobre o Festival

Celebrar as ações que transformam o mundo. É essa a motivação central para a realização do Festival ELOS, um festival multicultural que promove a difusão, fruição e acesso à cultura e ao esporte, reunindo e dando visibilidade a projetos e instituições que atuam no campo sociocultural e esportivo do Estado do Ceará. O festival é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR.

Serviço:

Festival Elos no Dragão do Mar
Período: Dias 11 e 12 de dezembro de 2021
Horário: a partir das 16h
Local: programações no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Planetário Rubens de Azevedo e no Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante apresentação de passaporte vacinal e retirada antecipada de ingressos.
Planetário
Espetáculos e performances