PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Arce realiza oficina de mapeamento de riscos em seus processos

13 de dezembro de 2021 - 17:02 # # #

Ascom Arce

 

Até quarta-feira (15), durante o período da tarde, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realiza capacitação interna para servidores e colaboradores. Trata-se da Oficina de Mapeamento de Riscos.

O treinamento, conduzido pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), e ex-servidor da Arce, George Colares, dá continuidade ao curso “Gestão de Riscos na Administração Pública”, também ministrado por Colares em março deste ano. Esses treinamentos integram o plano de capacitações da gerência administrativo-financeira para 2021.

A abertura do curso ficou a cargo do presidente da Agência Cearense, Matheus Teodoro. Na sequência, Colares deu início à oficina, revisando os principais tópicos abordados no curso anterior, entre os quais: etapas da gestão de riscos na Administração, conceitos básicos, identificação de riscos, avaliação e tratamento.

Nos próximos dois dias de treinamento, serão abordados pontos voltados especificamente à rotina da Arce, tais como a arrecadação da Agência, as revisões tarifárias, o tratamento de solicitações de ouvidoria, a renovação cadastral de operadores do serviço de transporte, as fiscalizações de água e esgoto e a regulamentação do serviço de gás natural canalizado.

De acordo com Matheus Teodoro, uma capacitação focada em gestão de riscos é mais do que necessária, principalmente para a realidade de um ente regulador. “A gestão de riscos é uma importante aliada do planejamento estratégico das instituições. Aprender a avaliar, administrar e mitigar riscos é fundamental para o sucesso das estratégias de atuação da Arce”, complementa Teodoro.