“Entrelace”: Filme de conclusão das turmas 2020-2021 do CPBT será exibido no Cineteatro São Luiz

15 de dezembro de 2021 - 13:27 # # # # # # # #

Teresa Monteiro - Ascom TJA - Texto
Tim Oliveira - Fotos

Com entrada gratuita, o média-metragem estreia em exibição única no dia 17 de dezembro, às 19h, com direção de Joca Andrade, Juliana Veras e Neidinha Castelo Branco

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), fará exibição gratuita do média-metragem “Entrelace” na sexta-feira (17), às 19h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 / Praça do Ferreira – Centro). Com direção de Joca Andrade, Juliana Veras e Neidinha Castelo Branco, o filme é uma produção de conclusão das turmas 2020-2021 do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT).

Frente aos imprevistos provocados pela pandemia de Covid-19 e à experiência de realização das atividades no meio on-line, o trabalho de conclusão das turmas de 2020 foi construído a partir da linguagem audiovisual. Ao invés de uma montagem para o palco, como é de costume, foi feita com ineditismo a introdução do CPBT no cinema.

Para realização do filme, as turmas foram unificadas a partir de uma proposta temática que teve como objetivo estabelecer um elo estético e poético entre os três turnos (Manhã, Tarde e Noite), construindo elementos dramatúrgicos que deram forma e verossimilhança aos roteiros que foram propostos e elaborados pelos alunos, com mediação dos professores e profissionais convidados.

A concepção estética pretendida para o filme se refere às vanguardas naturalista/realista, considerando os elementos ficcionais, pois os roteiros se apropriaram de histórias de vidas e as recriam para o contexto temático do filme.

Sobre o filme

Composto de nove histórias, “Entrelace” revela em sua poética situações em que as personagens vêem suas vidas alteradas abruptamente mediante o contexto de pandemia. Não bastasse a luta diária pela sobrevivência, eis que a presença indiscreta da morte passa a ser um desafio assustador. O medo do invisível perigo viral enclausurou as personagens, o que as fez refletir e tomar decisões revelando aspectos de suas personalidades até então veladas.

Sobre o CPBT

Criado em 1991, o Curso Princípios Básicos de Teatro, conhecido CPBT, é realizado pelo TJA em parceria com a Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação do Ceará. Completa, agora em 2021, 30 anos ininterruptos de atividades gratuitas, visando acolher jovens e adultos interessados em iniciar seus estudos e práticas teatrais.

Ao longo desses anos recebeu mais de 9 mil alunos e revelou talentos de renome nacional e local, montou cerca de 65 espetáculos de conclusão e formou mais de 1.200 estudantes, sendo considerado o mais importante curso de Iniciação Teatral de Fortaleza e do Ceará.

O CPBT é composto de quatro módulos, que ocorrem no período de um ano de modo presencial. No caso das turmas do ano de 2020, o primeiro módulo, “Arte e Cidadania”, foi realizado em sala de aula no TJA, em fevereiro, antes do decreto do isolamento social. Já o segundo e terceiro módulos, “Introdução à Arte de Representar” e “Introdução à História do Teatro”, respectivamente, foram integralmente virtuais. O quarto módulo, “Pesquisa e Montagem Cênica”, desenvolveu-se de modo híbrido, ou seja, parte virtual e presencial.

Elenco

Turma Manhã – Alehff Einstein, Carla Limma, Ian Carneiro, Luciana Sousa, Odeth Menescal, Thais de Araújo e Welleslen Rodrigues;

Turma Tarde – Ana Bianca, Biennes, Dimas Fontenelle, Gabriel MeLi, Hanna Viana, Horácio Almeida, Jade Lanter, Luiza Danielle, Lük e Ris Márquez;

Turma Noite – Abelinha, Bernadete Gomes (Beldete), Fernando Montecristo, Jefferson Sucesso, Lara Oliveira, Léo Karv, Jane Eyre, July Façanha, Kayo Fernandes, Lilly Cavalcante, Ruth Ramos, Sol Bezerra e Uyana Fernandes.

Serviço

Estreia de “Entrelace”: Filme de Conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT) – Turmas 2020-2021
Quando: 17 de dezembro
Horário: 19h
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 / Praça do Ferreira – Centro)
Classificação indicativa: 14 anos
Outras info: (85) 3252-4138
Gratuito

* Obrigatório o uso de máscara de proteção, bem como apresentação do comprovante com as duas doses da vacina contra a Covid-19.