Projeto de alunos da EEEP Mário Alencar oferece dicas sobre economia e finanças

15 de dezembro de 2021 - 16:50 # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

O “Projeto Tôliso”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Mário Alencar, em Fortaleza, tem auxiliado a propagar conhecimentos sobre economia e finanças, de forma leve e acessível. Os jovens responsáveis pela ação, que cursam o Ensino Médio técnico em Redes de Computadores, criaram um site para explicar, de maneira descomplicada, temas por vezes considerados complexos.

Assuntos como planejamento financeiro, utilização racional do cartão de crédito, golpes virtuais e até direitos trabalhistas, são abordados na plataforma mantida pelos alunos.

O estudante João Carlos Oliveira, de 17 anos, explica que a ideia surgiu da percepção de que muitas pessoas ainda sofrem com embaraços ao lidarem com as próprias contas. “Vendo essa necessidade de informações, resolvemos criar o Tôliso, plataforma que centraliza o conteúdo de forma simples e de fácil compreensão, para mudar a realidade de vários jovens e adultos que, como nós, sentiram dificuldades para entender essas questões”, aponta.

Informação útil

O que é inflação? Como ela funciona, e de que maneira interfere na vida da população? Como fazer um orçamento pessoal, que ajude no controle de ganhos e gastos, para controlar as finanças no dia a dia? De que forma é possível construir uma reserva de emergência, para se precaver em caso de possíveis imprevistos? Estas são algumas perguntas cujas respostas podem ser encontradas no site.

“Orientamos a como não ir para o vermelho e mostramos, também, um pouco do universo dos investimentos, esclarecendo como funciona e mostrando que investimentos são uma forma segura e lícita de aplicar dinheiro”, descreve João Carlos.

A equipe de idealizadores da plataforma é formada pelos estudantes Luiz Eduardo Barbosa, Marília Maciel, Ana Raquel Magalhães e Dominique Rodrigues, além de João Carlos. Os jovens promoveram uma palestra, que está disponível no Youtube, falando sobre educação financeira (acesse o vídeo abaixo).

Prêmio

João Carlos participou, neste ano, do Desafio Quero Ser Economista, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País. O cearense obteve o 3º lugar, com trabalho sobre Economia Circular, ficando com o prêmio de R$ 1.000,00.

“O tema do meu projeto é uma área muito interessante, que atrela o meio ambiente e o meio econômico de produção, visando à sustentabilidade e à preservação ambiental. São aqueles famosos três ‘Rs’, que atualmente foram ampliados: reciclar, reutilizar, reduzir e renovar. A oportunidade de participar desse desafio foi maravilhosa e nova para mim, pois nunca havia participado antes, mas me senti muito feliz e realizado ao fazer parte de algo que só vem a adicionar. Não ganhei apenas um prêmio, mas conhecimento e experiência”, destaca João Carlos.

Sobre o Desafio Quero Ser Economista

O jogo busca introduzir conceitos econômicos básicos ao campo de conhecimento de estudantes do Ensino Médio, a fim de incentivá-los ao estudo da Economia, entre outros objetivos. Na competição, os jovens elaboraram vídeos interativos, decifram enigmas e cumprem missões.