Região da Barra do Ceará conta com nova sede de escola já convertida em Tempo Integral para 2022

15 de dezembro de 2021 - 13:55 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Helene Santos - Fotos

Escola de Ensino Médio Estado de Alagoas iniciará próximo ano letivo oferecendo jornada de 9 horas e três refeições diárias a estudantes da 1ª série

Um novo espaço para a construção de um futuro melhor para centenas de estudantes da Grande Barra do Ceará, em Fortaleza. Assim é a nova sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado de Alagoas, entregue pelo Governo do Ceará, na manhã desta quarta-feira (15). A inauguração teve a presença do governador Camilo Santana, acompanhado da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e demais autoridades.

A estudante Maria Eduarda Gomes, que cursa a 3ª série, se sente privilegiada em concluir o Ensino Médio contando com a nova estrutura. O prédio tem três pavimentos, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. “A escola teve uma participação muito especial na minha vida, porque foi aqui que eu decidi o que eu queria ser, o que eu queria para o meu futuro. Eu quero ser enfermeira, e consegui descobrir isso através da aulas”, contou Maria Eduarda, que, ao violino, tocou Asa Branca na inauguração.

O investimento para construir e equipar o prédio foi de R$ 7,1 milhões, provenientes do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O governador Camilo Santana afirmou que o investimento representa o compromisso para gerar transformação e oportunidades com justiça social. “Aqui é mais uma Escola de Ensino em Tempo Integral que o Estado está entregando na Capital. Lembrando que o Estado já está com mais de 50% das escolas em Tempo Integral. Essa era uma meta até o final 2022, mas nós antecipamos, até por acreditar que o Tempo Integral é uma forma de, além de dar mais oportunidades para os jovens, é uma forma de proteção para nossa juventude”.

“Hoje é um dia de agradecer por todos os investimentos na educação, especialmente pelos novos equipamento que estamos recebendo”, ressaltou a titular da Seduc, Eliana Estrela.

A unidade de ensino, fundada em 1966, agora tem capacidade para atender até 1.620 alunos nos três turnos. Em 2022, a escola passará a oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral para os estudantes que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio, readequando sua capacidade para essa mudança no perfil de funcionamento. A expansão do funcionamento em tempo integral ocorrerá gradualmente para as próximas séries. Com isso, terá uma jornada de nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo será composto por disciplinas da base comum a todos e disciplinas escolhidas pelos alunos.

Segundo o diretor William Barros, a implementação do modelo de tempo integral é uma conquista para toda a comunidade. “Isso faz diferença porque a juventude é o nosso futuro. Nós estamos aqui ajudando a construir um momento que, para eles, vai ser o desenvolvimento e desempenho deles. É uma coisa que não tem preço, é impagável. A gente fica até emocionado, porque a gente sabe o valor que isso representa. Nós, como professores, temos orgulho de pisar nesse chão, de sentir esse prédio e o empenho que o Estado tem em trazer para nós todas as condições necessárias para o desenvolvimento”, comemorou.

No total, o Ceará fecha o ano letivo 2021 com 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs). Em Fortaleza, são 76 escolas funcionando em jornada ampliada em Fortaleza, sendo 55 EEMTIs e 21 EEPs. O Tempo Integral integra o Programa Ceará Educa Mais, coordenado pela Seduc.

Busca Ativa Escolar

Atualmente, entre as iniciativas desenvolvidas pela escola estão a Busca Ativa Escolar, os Multiplicadores de Leitura e o projeto de preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A unidade também desenvolve as Competências Socioemocionais, por meio do Professor Diretor de Turma.

O estudante César Gabriel dos Santos, que também está concluindo o Ensino Médio, é um dos bolsistas do Busca Ativa Escolar, programa que selecionou 3 mil alunos-monitores para atuar no combate à infrequência escolar, com benefício mensal no valor de R$ 200. Cesar, que estava ao lado da mãe, Elisete dos Santos, que também estudou na instituição entre os anos de 1978 e 1982, agradeceu o trabalho e acolhimento dos professores. “Queria aproveitar o momento para agradecer aos meus queridos professores, de quem obtive apoio e ajuda como aluno, monitor e, também, como pessoa”.

“Nós implantamos o Busca Ativa, colocamos três mil bolsistas, para não perder nenhum aluno no Estado do Ceará”, justificou Camilo Santana.

A inauguração contou ainda com a apresentação da fanfarra da EEMTI General Eudoro Corrêa, localizada no bairro Parangaba.