Teleatendentes da Ciops participam de curso de primeiros socorros e manuseio do GLP

15 de dezembro de 2021 - 17:14 # # # # # #

Muitas chamadas telefônicas recebidas pelo teleatendentes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) são de pedidos de orientações em relação a primeiros socorros de acidentes domésticos e também sobre os cuidados com o gás de cozinha. Com o propósito de capacitar esses profissionais da segurança pública e agilizar esse primeiro contato com os solicitantes, o Núcleo de Teleatendimento e Ouvidoria da Ciops promoveu, nesta quarta-feira (15), o Curso de Primeiros Socorros, Aproximação com GLP, Tática com Manuseio de Extintores e Manuseio com Equipamentos de Pressão, ministrado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CMBCE).

O curso foi ministrado ao longo do dia para 53 teleatendentes da Ciops distribuídos em quatro turmas. Durante o treinamento, houve a demonstração de como manusear o botijão de gás (GLP) em caso de vazamento ou início de incêndio. Ao final do curso, os participantes receberam o certificado entregue pelo secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio de Oliveira Júnior.

O coordenador do Núcleo de Teleatendimento e Ouvidoria da Ciops, o tenente-coronel Gilvan Araújo, explica que cursos dessa natureza são sempre realizados a fim de qualificar a equipe. “Recebemos via 190 todos os tipos de demandas, como, por exemplo, uma ocorrência de um garoto que quebrou um braço ao cair da bicicleta, de uma panela de pressão que estourou, ou de pequeno incêndio que pode causar grandes prejuízos, além das ocorrências de grande porte, que são direcionados para as nossas vinculadas – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar e forças amigas, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).  Daí, treinamos nosso pessoal a fim de orientar os nossos solicitantes de como se portar nos primeiros momentos da ocorrência até o socorro chegar. Enquanto acionamos os bombeiros militares para ir até o local, os atendentes vão repassando  os primeiros passos que devem ser aplicados para se evitar um mal maior”.

O subtenente BM Rui de Souza, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE, responsável por ministrar o treinamento na Ciops, informou que o Corpo de Bombeiros Militar trabalha principalmente a questão da prevenção. “Estamos passando para os teleatendentes da Ciops informações preventivas sobre acidentes domésticos, como evitar queimaduras, choques elétricos e combate a incêndio, além de lidar com o vazamento de GLP (gás de cozinha). É muito importante que os atendentes possam tranquilizar as vítimas, enquanto o socorro está chegando”, ressaltou.

Manuseio do GLP

Durante a demonstração do manuseio correto com o botijão do gás de cozinha (GLP), o subtenente BM Rui de Souza explicou que sempre deve ser utilizada uma mangueira para o gás regulamentada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o botijão nunca deve ser instalado do lado contrário ao indicado no fogão. Outra dica apontada pelo bombeiro militar é sempre observar se o gás não está vazando e, caso esteja, desconectar o botijão imediatamente levando-o para um ambiente arejado.

Houve uma simulação de vazamento do gás com incidência de chamas. O bombeiro militar orientou, na ocasião, como apagar a labareda a fim de evitar um incêndio. “A chama pode ser debelada de três maneiras: usar um bastão para fechar a torneira que libera o gás; usar uma toalha molhada para apagar a chama e logo em seguida desligar a torneira, ou ainda colocar o dedo entre o gás e a chama, interrompendo a liberação do gás, fechando a torneira logo em seguida”. O subtenente Rui de Souza reforçou aos presentes que o botijão de gás de cozinha não explode. “O que explode é o ambiente tomado pelo gás”, frisou.

Há três anos como teleatendente da Ciops, Rochele Cabral informou que treinamentos como esse são de extrema importância para a equipe. “Com base nesses conhecimentos, nosso atendimento ganha ainda mais agilidade, pois podemos orientar corretamente o solicitante de como deve se portar, repassando a eles dicas de primeiros socorros e como deve proceder até a ajuda chegar”, destacou.

Dicas de prevenção para acidentes domésticos

– Sempre que for usar o ferro de engomar, a pessoa deve estar calçada e só usar a tábua de passar. Não passar roupa na cama.

– Quando não tiver utilizando mais o fogão, desligue a tomada geral do gás.

– Ao usar o forno, ter uma atenção redobrada, pois o ar quente pode causar queimaduras. Não esqueça de utilizar uma luva térmica para retirar o alimento do forno.

– Usar protetores nas tomadas elétricas, a fim de evitar choques.

– Cuidado ao usar secador e chapinha no banheiro. Não utilizá-los estando descalço e com o piso molhado.

– Não deixar o aparelho celular carregando e ir dormir, pois pode gerar um forte aquecimento resultando em um incêndio. Também não atender o celular durante o carregamento, a fim de evitar choques elétricos.

– Em caso de incêndio, é importante a pessoa se agachar para não inalar tanta fumaça e procurar sair do ambiente agachado o mais rápido possível.

– Caso não saiba utilizar o extintor de incêndio corretamente para debelar princípios de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.