HRC e Hemoce se unem em ação de doação de sangue nos dias 20, 21 e 22 de dezembro

16 de dezembro de 2021 - 13:53 # # # # # #

Valéria Alves - Ascom HRC - Texto e foto

Podem participar colaboradores do HRC e o público externo, visto que a captação ocorrerá na área externa do hospital

Na próxima segunda-feira (20), o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia uma campanha de doação de sangue com suporte da unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoce). A iniciativa busca arrecadar bolsas de sangue para serem usadas, principalmente, neste fim de ano, período no qual as doações caem e a demanda por hemocomponentes aumenta.

A ação será realizada até a próxima quarta-feira (22). Podem participar colaboradores do HRC e o público externo, visto que a captação ocorrerá na área externa do hospital. Além da doação, também será realizado cadastro de novos doadores de medula óssea.

No dia 20, a campanha segue das 14h às 18h; nos dias 21 e 22, das 16h às 20h. Para realizar a doação, é necessário fazer o agendamento prévio, por meio do site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (88) 3102-1261 e (88) 3102-1260.

Doações diminuem, demanda aumenta

Com a proximidade das festas do fim de ano, como Natal e Réveillon, além das confraternizações de trabalho, de amigos e familiares, é comum que muitos doadores viajem ou até mesmo priorizem a doação de sangue somente para o início do ano seguinte. No entanto, também por causa das festividades, aumenta a quantidade de acidentes de trânsito e de outras ocorrências que resultam em hospitalizações. Somente em novembro deste ano, foram cerca de 379 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito no HRC.

Por mês, a unidade hospitalar realiza, em média, 500 transfusões. A necessidade vai além do setor de Ortopedia, pois casos graves, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até mesmo de pacientes acometidos pela Covid-19 podem demandar transfusão de sangue.

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do hemocentro.