Biblioteca Pública Estadual lança percursos formativos em escritas e mediação de leitura

17 de dezembro de 2021 - 14:28 # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece - Texto e Foto

A formação é gratuita e acontece de forma presencial na Bece de janeiro e março de 2022

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lança nesta sexta-feira (17), o projeto “Pomar – Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura”. O Pomar consiste na criação de 02 laboratórios como ambientes de formação livre nos campos da Escrita e da Mediação de Leitura.

As inscrições para os interessados na formação iniciam no dia 17 de dezembro e seguem até o dia 26 de dezembro. Tanto o Laboratório de Escritas quanto o de Mediação de Leitura ofertará um curso livre com carga horária de 60 horas/aula. Os dois cursos serão realizados de forma simultânea e presencial, na sala multiuso da Bece, no período de 8 de janeiro a 5 de março de 2022, das 14h às 18h. O de Escritas, às quartas e sextas-feiras, e o de Mediação de Leitura, às terças e quintas-feira.

Serão ofertadas 60 vagas, sendo 30 para o Laboratório de Escritas e 30 para o de Mediação de Leitura. Do total de vagas, para cada Laboratório, 10 vagas são destinadas aos moradores das comunidades dos bairros localizados no entorno da Bece.

A Gestora Executiva da Biblioteca Pública, Suzete Nunes, destaca que o “Pomar é a primeira iniciativa da Bece de construção de percurso formativo no campo da escrita e mediação de leitura. São cursos que proporcionarão um ambiente de experiências coletivas de aprendizagem e de experimentação com a palavra, com o ato de escrever e de ler. O Pomar também incentiva a criação de outras narrativas, novas histórias e leituras de mundo, dando oportunidade de ampliação de repertório cultural aos participantes”.

Aulas Abertas

Como parte das ações comuns entre os dois módulos, serão realizadas aulas abertas com profissionais de relevância e experiência tanto na área da mediação de leitura como da escrita. São encontros presenciais que celebram temas comuns entre as duas turmas e promovem a troca de experiências.

“Essa é primeira árvore do Pomar, com esses dois galhos fortes que são os Laboratórios de Escritas e de Mediação de Leituras, um pequeno flamboyant: flamejante, coloridos, espalhando folhas e flores. As histórias que entram e saem das páginas, das folhas, nos lembram o quanto todos precisamos nos debruçar juntos sobre um mundo ainda a ser inventado”, afirma Fernanda Meireles, coordenadora de Ação Cultural e Educativa da Bece.

Pomar – Laboratório de Escritas

O Laboratório de Escritas propõe um percurso formativo com o objetivo de reativar o prazer de escrever e de fabular, mesclando elementos reais com a ficção, as memórias de infância relativas às primeiras experiências com o gesto de escrever e seus usos, passando pela descoberta e re-invenção das histórias de nossos antepassados e chegando às diversas estratégias para criar, publicar e espalhar uma história.

As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras: das 14h às 18h. Confira os módulos do Laboratório de Escritas:

Módulo 1 – Jogos de Escrita: o lúdico como forma de destravar a criatividade

Facilitador: Márcio Moreira

Módulo 2 – Invenção e Memória: misturando realidade e ficção

Facilitador: Joaquim Ferreira

Módulo 3 – Publique-se! Coloque sua história no mundo

Facilitadora: Anna K

Público-alvo: Pessoas com idade a partir de 18 anos, prioritariamente estudantes oriundos de escolas e/ou universidades públicas, EJA (Ensino de Jovens e Adultos), além de professores/as, mediadores/as, bibliotecários/as e pessoas que atuam ou interessadas em atuar com o universo da escrita e da palavra.

Pomar – Laboratório de Mediação de Leitura

O Laboratório de Mediação de Leitura tem o objetivo de apresentar a mediação de leitura no seu conceito estendido, como afirma Paulo Freire: “a leitura de mundo antecede a leitura das palavras” e propor, por sua vez, situações de aprendizagem teórica e prática, além de ampliar o repertório de participantes que já tragam experiências prévias no campo da mediação de leitura. Neste curso, portanto, daremos destaque ao trabalho de quem media partilhas de histórias, sejam elas publicadas em livros ou clássicos da nossa cultura popular e oral.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras: das 14h às 18h. Confira os módulos do Laboratório de Mediação de Leitura:

Módulo 1. Crianças Presentes

Facilitadora: Laiana Sousa

Módulo 2. Nossos Primeiros Narradores

Facilitadora: Patrícia Bezerra

Módulo 3. Narradores para um Mundo que Acaba e Renasce

Facilitador: Talles Azigon

Público-alvo: Pessoas com idade a partir de 18 anos, prioritariamente de estudantes oriundos de escolas e/ou universidades públicas, professores/as de escolas públicas, mediadores/as de bibliotecas comunitárias, bibliotecários/as e demais pessoas que atuam em projetos sociais de leitura e formação de leitores/as.

Protocolos Covid

Para as atividades presenciais na Biblioteca Pública Estadual do Ceará faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.418, de 27 de novembro de 2021. O uso de máscara segue obrigatório na Bece.

Serviço

Biblioteca Pública Estadual lança os Laboratórios de Escritas e Mediação de Leitura

Quando: de janeiro a março de 2022

Link Convocatória e Inscrições: https://bece.cultura.ce.gov.br/pomar/