Ceará mantém redução no índice de roubos de veículos no período de janeiro a novembro de 2021

17 de dezembro de 2021 - 16:02 # # # #

Ascom SSPDS

Consolidando a estratégia de integração entre as Forças de Segurança do Ceará, o Estado registrou, no acumulado entre janeiro e novembro de 2021, uma redução de 9,6% no índice de roubo de veículos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

No período deste ano, foram registradas 7.179 ocorrências de roubos de veículos, contra 7.946, nos 11 primeiros meses de 2020, o que caracteriza uma retração de 9,65%. Entre as ações mais recentes, destaca-se as recuperações de dois veículos roubados, no bairro Quintino Cunha – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. O trabalho foi realizado, na quarta-feira (15), por homens da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio do Núcleo de Videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Quatro pessoas ainda foram presas por receptação e associação criminosa.

Em paralelo ao trabalho ostensivo da PMCE, há a atuação investigativa da Polícia Civil. O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Pedro Viana, comenta a importância desse trabalho para manter a redução dos índices. “Esse resultado mês a mês, ao longo de todo o ano, é fruto de um trabalho intenso realizado pelos órgãos de Segurança Pública, com base em estatísticas produzidas pela Supesp, que identifica as manchas criminais. Destaco aqui, o trabalho de repressão realizado pela Polícia Civil do Ceará, por meio de todas as delegacias, sobretudo a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que tem um trabalho qualificado relacionado ao combate aos crimes em Fortaleza e Região Metropolitana. Atuamos no monitoramento de grupos criminosos especializados em roubo, furto e clonagem de veículos, que resulta em prisões e na consequente redução dos indicadores criminais”.

Videomonitoramento

Uma das ferramentas importantes para redução de crimes e recuperação de veículos furtados ou roubados, no Ceará, é o Sistema Agilis. A inteligência artificial faz parte do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Atualmente, o Ceará conta com mais de 3.300 câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.