Reunião técnica aproxima Comitês de Bacias Hidrográficas e órgãos ambientais

17 de dezembro de 2021 - 16:21 # # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

Nesta sexta (17), pela manhã, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas realizou reunião técnica para debater questões relativas à segurança e à gestão dos recursos hídricos do Estado. Presentes, além dos representantes dos 12 Comitês de Bacias, a secretária de Planejamento e Gestão da Sema, Maria Dias; o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; o diretor de planejamento da Cogerh, Elano Lamartine; o coordenador da Célula de Recursos Hídricos da SRH, Carlos Magno Campelo (Calila).

O objetivo da Comissão de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa é aproximar institucionalmente os comitês das secretarias estaduais, avançando principalmente nas questões ambientais. Aridiano Oliveira, coordenador do Fórum dos Comitês, criado em 2010, ratificou esta necessidade e pediu o aumento das unidades do Batalhão da PM Ambiental (BPMA) para ajudar no trabalho de fiscalização. Maria Dias explicou o funcionamento do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Siema), convidou os presentes a participar do Curso de Formação de Gestores Ambientais e colocou-se à disposição para atender às demandas. Carlos Alberto lembrou que o Comitê já possui assento no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). Sobre a denúncia em relação ao desvio de águas do leito do Jaguaribe para o Banabuiú, ele esclareceu que a Semace já foi ao local e efetuou autuação e embargo do canal construído.

Com a palavra facultada aos coordenadores dos comitês, surgiram várias reivindicações e relatos de dificuldade para gerenciar áreas de bacias que englobam diversos municípios. Todas as pautas serão analisadas pelos órgãos, que devem ajustar sua atuação para atender às demandas.