No Centro de Fortaleza, obras da Estação das Artes chegam a 88% de execução

20 de dezembro de 2021 - 14:20 # # # # #

Airton Lima Jr - Ascom SOP - Texto
Diego Castelo Branco - Ascom SOP - Fotos

Equipamento visa requalificação da área, que conta também com Passeio Público e com Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, que será inaugurada nesta segunda-feira (20)

Fortaleza vai ganhar mais um amplo espaço revitalizado, dedicado à cultura e preservação da memória do povo cearense. Trata-se da Estação da Artes, equipamento em implantação no Centro de Fortaleza, já com 88% de execução, sob acompanhamento da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O empreendimento engloba a restauração do conjunto de prédios e galpões da antiga Estação Ferroviária João Felipe e a Praça Castro Carreira (Praça da Estação), perfazendo uma área de 67 mil metros quadrados (m²). A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, edifício adjacente à Estação e que será inaugurado nesta segunda-feira, também se incorpora ao projeto de requalificação da região. A Escola será gerida por cessão à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), ofertando formação profissional à população.

A Estação das Artes vai abrigar as novas sedes da Secretaria da Cultura (Secult) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). No local serão oferecidos diversos ambientes e atrativos culturais ao público, como Pinacoteca estadual, biblioteca e área de exposição.

“Esta obra que ocorre na antiga estação da RFFSA [Rede Ferroviária Federal], além de enriquecer a história de Fortaleza, vai embelezar o Centro e, com isso, trazer também muita movimentação turística para toda aquela região. Nossa previsão é entregar o equipamento em fevereiro de 2022”, explica o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

No momento, foram iniciados os serviços finais de engenharia e arquitetura das estruturas que compõem o complexo. Para as etapas seguintes, serão instalados elevadores de passageiros e carga, e, posteriormente, as edificações da Estação serão mobiliadas e equipadas.

A Estação das Artes faz parte das políticas de fomento e incentivo à cultura implementadas pelo Governo do Ceará através da Secult. Quando pronta, vai impulsionar a economia criativa no Centro da Capital, trazendo conforto aos visitantes, artistas, pesquisadores e comerciantes locais.