SAP inicia aulões preparatórios para o ENEM PPL 2022

20 de dezembro de 2021 - 12:15 # # # # # # #

Ascom SAP - Texto e Fotos


O sistema prisional do Ceará acaba de iniciar os aulões preparatórios para os internos e internas que farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2022. A Coordenadoria de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária realizou a inscrição de 3.195 internos nesta edição, batendo o recorde de inscritos, com 65% de crescimento em relação ao ano passado, com 1.929 inscrições.

As aulas começam nesta semana e seguem até 7 de janeiro, em 9 unidades prisionais. As provas serão aplicadas entre os dias 09 e 16 de janeiro de 2022. Quinze professores estão envolvidos nos aulões, em uma parceria da SAP com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A Escola de Ensino Fundamental e Médio Aloísio Leo Arlindo Lorscheider é responsável pela matricula das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.

O interno que conseguir uma boa nota na prova do Enem PPL poderá concorrer a vagas do ensino superior em instituições públicas e particulares através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e a bolsas de estudo em universidades privadas por intermédio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, se sente confiante em alcançar bons resultados no Enem PPL. “A SAP não tem medido esforços para garantir oportunidade de estudo e inclusão para esses internos. Com a chegada do Enem, nós reforçamos as atividades educacionais nas unidades prisionais através dos aulões preparatórios. Quinze professores participam dessa capacitação aonde os internos tem a oportunidade de uma revisão da questão pedagógica e com certeza ter melhores condições para realizar os exames. Fico muito feliz em ver essa movimentação acontecendo nas unidades, porque além de garantirmos o acesso ao ensino superior, também garantimos dignidade para esses internos”, conclui.

A coordenadora da escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Brena Reis, acredita que os aulões estimulam os internos a aprimorar os conteúdos abordados no certame. “A intenção desse movimento é, primordialmente, preparar os privados de liberdade do sistema prisional cearense para que obtenham êxito na realização da prova e para que, consequentemente, tenham acesso ao ensino superior”, atenta.

O interno Anderson Rodrigues, da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL 4), se sente confiante com a aprovação. “Participar do Enem é uma grande oportunidade para conquistar uma profissão e organizar minha vida novamente quando sair daqui. Pretendo conquistar através dos estudos um bom emprego”, disse.

A interna e estudante, Francisca Paula Farias, do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), agradece a chance de mudar de vida através dos estudos. “Gostaria muito que essa oportunidade que estou tendo fosse para todas, pois tem muitas aqui que precisam e sabem a importância que é o projeto. A perspectiva de futuro sem estudo é quase zero e vou aproveitar essa chance para tentar concluir minha faculdade”, afirma.