PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

“Meu primeiro Natal”: bebês internados no HGWA ganham sessão de fotos temática

21 de dezembro de 2021 - 17:02 # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto
Sândalo Costa - Fotos

O momento foi um registro do internamento e uma lembrança para as mamães, que ainda não podem levar os pequenos para casa

Os bebês internados no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip), do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), tiveram uma surpresa especial nesta terça-feira (21). Os pequenos, em sua maioria prematuros, posaram para uma sessão de fotos natalinas. O momento foi uma forma de deixar registrado o internamento e uma lembrança para as mamães que, por enquanto, ainda não podem levá-los para casa. Atualmente, o equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) possui 20 recém-nascidos internados, entre o berçário de médio risco e a Unidade Neonatal.

O fotógrafo profissional Sândalo Costa, especializado em fotos de gestantes e infantil, realizou voluntariamente a sessão, que teve como tema Meu primeiro Natal. Para ele, é uma oportunidade de levar alegria e fazer parte de uma fase na vida destes bebês. “É uma satisfação poder deixar como lembrança fotográfica desse momento que vai passar. Sou muito grato pela confiança em mim depositada para fazer esses registros”, diz.

Na ocasião, as mamães usaram gorrinhos de Natal. Alguns bebês puderam posar no colo das mães. Aqueles que estavam na incubadora foram clicados com toda segurança em seus leitos. A iniciativa contou com o apoio do setor de Psicologia do HGWA. As imagens serão entregues posteriormente a cada uma das mães.

Para a psicóloga Isabelle Costa, todo esse engajamento tem o papel de estimular e proporcionar o bem-estar e a saúde emocional da família, além de valorizar os pequenos pacientes e suas mães. De acordo com ela, a ação também busca trazer essa adaptação da vida que é constituída dentro do ambiente hospitalar. “É de grande importância para promover o vínculo entre mãe e bebê. É o primeiro Natal da vida dessa criança. Nada melhor do que ter um registro que simboliza essa data, celebrada na maioria das famílias”, ressalta.

Alguns bebês puderam posar no colo das mães, mas aqueles que estavam na incubadora foram clicados com toda segurança em seus leitos

A coordenadora de Enfermagem do Cetip, Yohanna Monteiro, afirma que este momento faz muita diferença na vida dessas mães, que passam boa parte do tempo acompanhando a evolução dos seus filhos. Segundo a profissional, o acolhimento e a união da equipe para que tudo desse certo foi fundamental.

“O primeiro Natal do bebê é muito importante para a família. A gente pensou nessa ação para registrar o primeiro Natal desse bebê. Infelizmente, ele não vai poder estar em casa, mas a mãe vai ter essa fotografia para lembrar na memória o primeiro Natal que ela passou com o filho”, pontua Monteiro. “É uma data comemorativa muito importante, o nascimento de Jesus Cristo, totalmente dentro do contexto que essas mães vivem: o nascimento de um filho, a chegada da esperança. Pensamos nessa campanha para valorizar a questão da família e humanizar a equipe que se mobilizou”.