Governo do Ceará presenteia 448 crianças e adolescentes de 21 entidades no Natal do Acolhimento

22 de dezembro de 2021 - 18:30 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos, Tatiana Fortes, Thiara Montefusco e José Wagner - Fotos

Na tarde desta quarta-feira (22), o Governo do Ceará promoveu seu tradicional Natal do Acolhimento. Devido à pandemia e às restrições sanitárias impostas pelo enfrentamento à Covid-19, o evento foi realizado de forma virtual na edição 2021, assim como ocorreu na edição do ano anterior. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela conduziram a celebração que, desde 2015, marca as festividades de fim de ano do Governo do Estado, acompanhados do coral de crianças da Nossa Casa Mãe África, da Granja Lisboa.

“É sempre muito emocionante acompanhar esses momentos em que as crianças são agraciadas não apenas com um presente, mas que proporcionamos também momentos especiais em cada festa organizada nos 16 abrigos e em outras cinco instituições de acolhimento mantidas pelo Governo do Ceará. Todo ano nós abrimos o Palácio da Abolição para receber essas crianças, com muitas brincadeiras e atividades lúdicas, distribuição de lanches, e que sempre promove alegria. Por causa da pandemia e precaução de momento, assim como no ano passado, em 2021 estivemos em abrigos, casas de acolhimento, residências inclusivas e instituições de caridade em eventos itinerantes, levando amor, fraternidade e acolhendo a quem mais precisa”, explicou o governador.

Em 2021 foram atendidas 448 crianças e adolescentes de 16 entidades, e mais cinco casas de acolhimento mantidas pelo Governo do Ceará, totalizando 21 instituições atendidas. Cada uma dessas crianças recebeu presentes dados por padrinhos e madrinhas, funcionários da Casa Civil e de outras secretarias de Governo. As entregas foram realizadas em eventos individuais em cada unidade, desde o último dia 14, e contaram com a presença do Papai Noel e programação especial, tudo dentro dos protocolos de segurança sanitária.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o Natal do Acolhimento é uma ideia iluminada e necessária. “Esse modelo de Natal do Acolhimento traduz o verdadeiro espírito natalino. Antes tínhamos as crianças aqui tomando o Palácio, com muita festa e alegria. Mas neste momento não podemos fazer o evento exatamente assim, mas nós conseguimos chegar em cada um dessas casas e abrigos, contemplando as nossas crianças com alegria e presentes. Pois a nossa parte como Governo é mobilizar a todos e dar esperança para as crianças, para as famílias do Ceará”, ressaltou.

Ao final da transmissão, o governador mostrou um vídeo especial com os melhores momentos das festas em cada uma das instituições atendidas e fez um pedido para Papai Noel, para que tenhamos um 2022 sem pandemia. “Estamos superando um momento desafiador, encerrando um ano de 2021 que atravessamos com uma forte onda de pandemia, mas estamos superando seguindo a ciência, acreditando nas vacinas, e seguimos vacinando. Essa é a única forma que temos de superar a pandemia, que levou muitas vidas, mas que nos reinventamos. Mudamos conceitos, olhares, e avaliamos o quanto precisamos lutar contra a desigualdade. Por isso, temos a necessidade de transformação, de mudanças, então o Natal do Acolhimento quer levar essa mensagem de fraternidade, solidariedade e esperança para todos os corações cearenses. Essas crianças que estão aqui hoje representam o futuro do Ceará, e tudo que nós pudermos fazer, para olhar para o futuro dessas crianças, nós o faremos”, finalizou o governador.