HMJMA ressalta importância da doação de leite humano também no período de festas

23 de dezembro de 2021 - 10:52 # # # # # #

Diana Vasconcelos - Ascom HMJMA - Texto e fotos

Bebês internados têm uma recuperação mais rápida ao se alimentar com leite humano

Fim de ano também é tempo de solidariedade. O posto de coleta do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), reforça a importância das doações de leite humano, principalmente, durante o período de festividades. “Ao doar o leite humano, você pode estar salvando a vida de um bebê. Pode estar salvando o Natal de uma família”, destacou a enfermeira responsável pelo setor, Patrícia Martins de Oliveira.

Ela explica que qualquer mulher que está amamentando pode se tornar doadora, basta entrar em contato por meio do número (85) 3101-7713, fazer um cadastro e receber as orientações necessárias para realizar a doação. “Ensinamos a fazer a assepsia, a paramentação correta (com touca e máscara), lavagem das mãos, a retirada do leite e o armazenamento em vidro esterilizado”, diz. “As doadoras acabam também aprendendo sobre amamentação, tiramos as dúvidas e incentivamos”, completa.

“Eu me senti muito acolhida e segura. Nos orientam bem e nos deixam mais confiantes. Eu também recebi kits para doação do leite”, avalia a professora Tereza Raquel Santos de Oliveira Carneiro, 36, que realiza doações desde julho. “Antes mesmo de casar e ter filho, já era um desejo meu (ser doadora). Eu sempre via na televisão; também sou doadora de sangue e de medula, sempre via as pessoas falando da necessidade”, conta ela, que revela querer conhecer as crianças beneficiadas com o alimento.

Leite doado é estocado e pasteurizado para que bebês possam utilizar

As mamães que dão à luz na maternidade do HMJMA também aprendem tudo que precisam saber sobre a amamentação, assim como sobre as doações podem ajudar recém-internados internados no hospital e em outras unidades de saúde. “Fazemos um trabalho humanizado, conversando com cada uma delas, tirando dúvidas e, se desejarem, podem se tornar doadoras”, afirma Patrícia Oliveira.

Posto de coleta HMJMA

“Os períodos de festas e grandes feriados são sempre motivo de preocupação porque as doações de leite humano caem muito. E sabemos que a recuperação dos bebês que usufruem do leite humano durante a internação é mais rápida, mais completa. É o alimento ideal. Por isso, pedimos que não deixem de doar. Seu gesto de amor pode fazer toda a diferença”, pontua a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.

O leite doado ao posto de coleta do hospital é enviado para pasteurização no Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), também da Rede Sesa. Posteriormente, o alimento retorna para auxiliar na recuperação dos bebês internados na unidade de médio risco. O posto de coleta do HMJMA funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A unidade disponibiliza transporte para recolher as doações.