Saúde do Ceará entrega kits de proteção a 4,5 mil agentes de endemias municipais

23 de dezembro de 2021 - 13:43 # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Fátima Holanda - Fotos

Foi distribuído 1,7 mil conjutos com hidrorrepelentes e máscaras faciais completas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, nesta quinta-feira (23), a doação de bolsas para 4.500 agentes de endemias municipais e 1.700 conjuntos com hidrorrepelentes e máscaras faciais completas para profissionais que fazem controle químico de arboviroses – como dengue, zika e chikungunya –, leishmaniose, doença de chagas e outras enfermidades. O objetivo da pasta estadual é fornecer aos trabalhadores melhores condições para atuação no controle de vetores, antecipando o combate a epidemias sazonais de arboviroses.

O início das entregas dos materiais, que contemplam os agentes de endemias de todas as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado, foi marcado por uma cerimônia simbólica na Base de Ultra Baixo Volume (UBV), no município de Eusébio, com a presença do secretário da Saúde, Marcos Gadelha. O evento foi uma realização da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Covat) e da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet).

Os 4.500 profissionais beneficiados com a doação da Sesa estão inseridos em várias áreas técnicas e contribuem ativamente para prevenção de risco e agravos à saúde da população cearense mediante ações de vigilância em saúde, promoção, prevenção e controle das doenças transmissíveis por vetores, reservatórios e acidentes por animais peçonhentos.

O titular da pasta destacou a segurança dos profissionais como um dos pontos mais importantes para evitar um cenário epidemiológico grave. “Não podemos expor um profissional de saúde para trabalhar e ele adoecer em virtude do trabalho. A segurança dos agentes de endemias, além do cuidado com o trabalhador, é também uma medida preventiva”, disse.

Cerimônia de entrega ocorreu na Base de Ultra Baixo Volume (UBV), no município de Eusébio

Gadelha também agradeceu os trabalhos dos agentes para a Saúde do Ceará. “Quando nós falamos de profissional de saúde, é comum associar somente àqueles que atuam nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e hospitais, mas vai muito além disso. Quero aqui ressaltar e agradecer aos agentes de endemias, que têm atuação extremamente importante para a saúde do Estado”.

Apoio da população

A secretária executiva da Sevir, Ricristhi Gonçalves, também presente no evento, alertou que o controle de arboviroses, como a dengue, depende, sobretudo, do esforço da população. “O envolvimento do cidadão neste processo é muito importante. O mosquito convive conosco, pode morar em nossas casas, e nós precisamos evitar sua proliferação. Ficar atento às orientações dadas pelos agentes de endemias durante a visita nas residências evita que a gente evolua para um cenário epidemiológico mais desfavorável”, indicou.

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Cidade, também acompanhou a visita técnica.