Corpo de Bombeiros resgata ave marinha na Praia do Futuro

27 de dezembro de 2021 - 16:02 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Fotos


Na manhã desse sábado (25), uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma ave marinha conhecida como pardela-de-barrete. O animal foi resgatado na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), após ter sido encontrado por um pescador no mar.

A composição foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para isolar a área da ocorrência. No local, o CBMCE constatou que a ave estava presa a um anzol pelo bico e, superficialmente, no pescoço. O objeto foi retirado com apoio de um alicate de corte.

Um médico veterinário também foi acionado e, após verificar o estado do animal, o encaminhou para uma clínica, onde o ferimento foi limpo com gaze estéril. Na unidade, a espécie recebeu alimentação e cuidados para a recuperação.

Espécie Marinha

A Pardela-de-barrete é uma ave marinha da família Procellariidae. Com plumagem castanha, o animal possui um bico preto. No Brasil, é considerado um visitante pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO).