Cagece alerta população sobre cuidados na pré-estação chuvosa

28 de dezembro de 2021 - 17:05 # # # #

Ascom Cagece - Texto e Fotos

Uma das principais causas dos extravasamentos é o excesso de lixo destinado indevidamente na rede. De janeiro até novembro de 2021 a Cagece retirou 32.438,92 toneladas de resíduos da rede de esgoto

A chegada do mês de dezembro marca o início da pré-estação chuvosa, período que antecede a principal quadra de chuvas no Estado. Ciente disso, a Cagece redobra ainda mais os cuidados com a rede de esgotamento sanitário por meio do aumento de limpezas preventivas na rede e por meio da realização de campanhas educativas para os cidadãos.

No entanto é importante lembrar que a população também precisa fazer a sua parte, estar em alerta e realizar os cuidados necessários para evitar extravasamentos na rede de esgoto, que pode ocasionar diversas doenças e o mau funcionamento de todo o sistema. Além do descarte inadequado de resíduos sólidos no sistema de esgoto, outro vilão é a utilização incorreta dos sistemas de drenagem e de esgoto.

Lugar de lixo e água pluvial não é no esgoto

Uma das principais causas dos extravasamentos é o excesso de lixo destinado indevidamente na rede. De janeiro até novembro de 2021 a Cagece retirou 32.438,92 toneladas de resíduos da rede de esgoto. Esse número é decorrente do descarte irregular de resíduos sólidos, além da água da chuva que pode levar os resíduos jogados nas ruas para a rede de esgoto, um dos motivos principais de obstruções e problemas nas redes.
Ações como procurar colocar o lixo na rua somente nos dias de coleta, não colocar lixo em terrenos baldios, praticar a coleta seletiva e descarte nos pontos de coleta reduzem os efeitos nocivos ao meio ambiente e evitam o extravasamento da rede.

As limpezas preventivas da Cagece são ações contínuas realizadas pela empresa no sentido de prevenir as ocorrências nas vias. Equipes preparadas e equipadas realizam a limpeza e desobstrução dos sistemas diariamente. Nessa ação são encontrados os mais diversos tipos de materiais nas tubulações como sacos plásticos, garrafas pet, preservativos, tapetes, óleo, gordura, dentre outros. O descarte inadequado de lixo ocasiona os extravasamentos e as obstruções nas redes de esgoto não apenas de uma residência, mas muitas vezes, de uma via inteira.

Rede de esgoto, conhecido também como poço de visita

segunda causa mais comum de extravasamentos e obstruções é destinar de forma irregular as águas pluviais para poços de visitas da Cagece. Quando as redes de esgoto recebem água das chuvas, acontece uma sobrecarga que resulta em extravasamento em vias públicas. Isso porque o sistema da Cagece não foi dimensionado para receber esse tipo de material.

Por isso, não se deve manusear as tampas da rede de esgoto, somente as equipes da Cagece podem fazer sua manutenção. Do mesmo modo, não se deve lançar esgoto doméstico nas bocas de lobo ou bueiros, que são sistemas de gestão municipal, feitos para manejar apenas águas pluviais.

Trabalho Social

A equipe social da Cagece realiza visitas domiciliares com entrega de materiais educativos para conscientizar a população dos cuidados necessários durante a estação chuvosa na Capital.
A companhia faz um trabalho porta a porta para alertar a população sobre a melhor forma de destinar a água da chuva, e as ações humanas que também podem contribuir para um melhor funcionamento do sistema de drenagem. Durante as visitas também são entregues materiais educativos (folders, cartilhas etc).

Para Sâmia Régia, coordenadora da Gerência de Responsabilidade Social da Cagece, a ação humana também contribui bastante para o agravamento das situações de transbordamento das águas pluviais. “Para prevenir os transtornos ocasionados por essa situação se faz necessário a mudança de atitudes da comunidade”, afirma

Rede de drenagem, por onde deve escoar apenas água pluvial

Saiba as diferenças entre rede de esgoto e rede de drenagem

A água das chuvas deve ser direcionada ao sistema de drenagem, que geralmente fica à beira das calçadas e é de responsabilidade das prefeituras municipais.
Já a rede de esgotamento é responsável exclusivamente pela coleta do esgoto dos imóveis, que é direcionado para o tratamento. Esse sistema é identificado pelos poços com tampa de marcação da Cagece e devem ser manuseados apenas por técnicos da companhia.