Arena Castelão finaliza revitalização do gramado e inicia serviço de rebrotação

30 de dezembro de 2021 - 16:40 # # # # # # # #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sejuv - Texto
Silvio Jr. - Ascom Sejuv - Foto

O gramado da Arena Castelão passou por processo de revitalização e recebeu os serviços de poda (rebaixo do corte de preparação para corte vertical), corte vertical drástico (limpeza da grama e eliminação de palha e excesso de grama para estimulação ao desenvolvimento de raiz e novas folhas), descompactação (aeração com vazadores sólidos no solo compactado que retarda o desenvolvimento da grama), topdressing (cobertura de areia para nivelamento leve do solo) e adubação (aplicação de produto especializado para a incorporação de nutrientes para impulsionar o desenvolvimento da grama para novas folhas).

“Seguimos com o cronograma do gramado logo após a finalização da temporada de jogos, estaremos preparados para receber os jogos de 2020”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

As intervenções de revitalização do gramado da Arena Castelão começaram logo após o último jogo pela Série A do Campeonato Brasileiro, entre Fortaleza e Bahia, no dia 9 de dezembro.

A partir de agora, com a finalização das etapas anteriores, citadas acima, o gramado da Arena Castelão inicia o ano de 2022 com o processo de rebrotação do gramado, período de crescimento e de nova tomada de forma da grama.

Gramado híbrido

Está em estudo por Sejuv, SOP e clubes, a possibilidade de que a Arena Castelão feche por 20 dias em março para mudança total do atual gramado para o gramado híbrido, com grama natural (90%) e sintética (10%). Em janeiro, será feita uma visita ao Maracanã, no Rio de Janeiro, onde está sendo instalada essa modalidade de gramado, para uma avaliação.

O momento será para analisar o gramado híbrido da arena carioca e ajudar na escolha do melhor formato para Arena Castelão. Neste período de visita, o equipamento estará recebendo uma máquina da Holanda para a execução do trabalho.

Recorde de jogos

O equipamento finalizou a temporada 2021 com 83 jogos realizados. A última partida foi entre Fortaleza e Bahia, pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O segundo estádio com mais jogos em 2021 é o Maracanã, com 68. Em terceiro, está o Mineirão, com 67.

Em 2022, a Arena Castelão receberá partidas de Campeonato Cearense, Série A do Campeonato Brasileiro, Série C do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores da América.