Ações educativas do Detran-CE apresentam balanço positivo em 2021

4 de janeiro de 2022 - 10:09 # # # #

Ascom Detran

Núcleos de Formação e Capacitação e Pedagógico da Escola de Trânsito do órgão somam números relevantes em relação a 2019

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) vem intensificando as ações relacionadas à educação no trânsito, com potencial aumento desde 2019. O trabalho, realizado através de cursos de formação e capacitação para servidores do órgão e de ações educativas, busca mudar o cenário comportamental no trânsito em todo o Estado, reduzindo acidentes graves e preparando os profissionais que atuarão nas mais diversas situações em rodovias.

No último ano, os 184 municípios do Ceará foram beneficiados, entre cursos e atividades promovidas pela Escola de Educação para o Trânsito do órgão. Até então, 5.052 agentes foram capacitados em diversos cursos desde a implantação dos Núcleos, em 2019. Além disso, 2.069 ações foram realizadas, entre intervenções, blitze educativas, aulas remotas, palestras corporativas, unidade móvel e escola itinerante.

O diretor da Escola de Trânsito, Ubiratan Teixeira, comemora os números. “Tivemos avanços importantes na educação de trânsito em 2021, principalmente, no avanço relativo à interação entre os municípios, integrando ao sistema nacional, através da formação de agentes que estão envolvidos neste trabalho e as ações realizadas em cada cidade, sempre com o objetivo de aproximar o Detran-CE da população, fazendo com que tenhamos um cenário muito promissor para os próximos anos”, considerou.

Para 2022, estão em fase de aprovação e implantação novas escolas de trânsito no Ceará, sendo mais uma na Capital, além de unidades em outros municípios, que também receberão os equipamentos e terão como público-alvo crianças e adolescentes, a exemplo das três escolas de trânsito já existentes em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.