Empresas poderão ser registradas gratuitamente na Junta Comercial

5 de janeiro de 2022 - 09:45 # # # # # #

Cecília Marques - Ascom Jucec - Texto
Helene Santos - Ascom Casa Civil - Foto

A isenção do preço público promove uma economia no registro de empresas cearenses

Visando mais praticidade e celeridade no processo de constituição de novas empresas, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) lança a isenção do preço público para que algumas empresas sejam abertas gratuitamente no Ceará. A mudança começaram a valer desde o dia 4 de janeiro de 2022.

A iniciativa traz a possibilidade dos empreendedores do Ceará registrarem suas empresas gratuitamente na Jucec, ou seja, a partir dessa mudança se torna ainda mais econômico, rápido e simples o processo de constituir uma empresa através da Autarquia.

A celeridade do novo processo se deve pela utilização do sistema de registro automático, que é aprovado no âmbito da Jucec em segundos, o que torna um procedimento mais rápido e transparente, sem intervenção humana, feito através de cruzamento de dados. O programa não beneficia apenas os empresários como também o progresso da economia e do desenvolvimento do Estado do Ceará.

Para ter acesso à nova oportunidade, as empresas devem se enquadrar em pelo menos um dos seguintes tipos jurídicos: Empresário Individual ou Sociedade Limitada LTDA e estar enquadrado nas hipóteses do registro automático. De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro: “Quem será beneficiado por essa política pública de incentivo ao empreendedorismo serão os empresários que utilizarem o processo automático.”

Dentre os requisitos para os empresários terem a possibilidade de optar pelo registro automático na constituição de uma empresa, estão a utilização do contrato padrão já disponível no site da Jucec sem nenhuma alteração, não haver procuração e nenhum tipo de anexo de documentação. Sobre a novidade na forma de abrir novos negócios, Carolina afirma que é uma grande conquista do empreendedor cearense e mais uma evolução no processo de transformação digital da Jucec.