PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governador do Ceará anuncia novos secretários de Estado para Cidades, Seplag, Secitece e SDA

5 de janeiro de 2022 - 11:22 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto

Os novos gestores substituem os secretários que deixaram os cargos na semana passada

O governador Camilo Santana anunciou, por meio de publicação nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (5), os novos gestores que serão nomeados ainda nesta quarta-feira para atuarem como titulares em quatro Secretarias de Estado: Cidades (SCidades); Planejamento e Gestão (Seplag Ceará); Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); e Desenvolvimento Agrário (SDA). Os gestores substituem os secretários que deixaram os cargos na semana passada.

“Na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) assume Ronaldo Borges, que estava como secretário Executivo da pasta. Na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) assume Carlos Décimo de Souza, que também estava como secretário Executivo. Na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assume Ana Teresa Barbosa de Carvalho, que ocupava a presidência do Instituto Agropolos. E na Secretaria das Cidades assume Marcos Cals, que estava como secretário Executivo da pasta”, escreveu Camilo Santana.

Ao fim, o governador agradeceu o trabalho desenvolvido pelos ex-secretários. “Desejo muito sucesso aos novos secretários titulares e agradeço aos ex-secretários Mauro Filho, Inácio Arruda, De Assis Diniz e Zezinho Albuquerque por todo o trabalho realizado enquanto estiveram à frente das secretarias”, concluiu.

Conheça

Ronaldo Borges


É graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui mestrado em Irrigação e Drenagem pela UFC, cursa especialização em Gestão Pública na Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) na Universidade de São Paulo (USP). Estava como secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna da Seplag-CE, respondendo pela Secretaria.

Carlos Décimo de Souza


Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1993). Participou dos cursos de Extensão “Excelência nos Serviços Públicos – Versão Brasileira da G.Q.T”, pela Universidade Estadual do Ceará (1994); “Impactos Ambientais Sobre a Ictiofauna e a Pesca nos Empreendimentos Hidroelétricos” (1988) e “Extensão Pesqueira” (1984), ambos pelo Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. Estava como secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secitece.

Ana Teresa Barbosa de Carvalho


Ana Teresa é natural de Jaguaruana, onde foi eleita primeira mulher a gerir o município entre os anos de 2013-2017. Em julho de 2017, foi empossada primeira presidente do Instituto Agropolos do Ceará.

Marcos Cals


É graduado em Sociologia, com MBA em Gestão Pública e Logística. Foi secretário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e superintendente do INCRA no Ceará. Estava como secretário executivo de Habitação da SCidades.