Corpo de Bombeiros resgatou mais de seis mil animais em 2021

6 de janeiro de 2022 - 11:47 # # # # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

Entre os atendimentos realizados no ano passado está o de uma cadela que caiu em um poço de 20 metros na cidade do Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará. Em homenagem a um dos militares que participou do salvamento, a cadela recebeu o nome de Robertinha.

Em julho de 2021, durante uma ação conjunta com o Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a corporação resgatou um filhote de gato-mourisco, animal selvagem e ameaçado de extinção no Nordeste, na cidade de Crateús (AIS 16).

Além destes, ainda foram socorridos animais como bacurau, bezerro, carcará, cassaco, coruja, égua, garrote, iguana, gato do mato, gavião, guaxinim, jacaré, jacaré-de-papo-amarelo, jacaretinga, jaguatirica, macaco-prego, pardela-de-barrete, porco-espinho, sagui, tamanduá-mirim e até vaca.

2022

Já neste ano de 2022, o CBMCE resgatou, na localidade Sítio do Meio, em Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará, uma cabra que caiu em um poço. O reservatório tinha aproximadamente 12 metros de profundidade. O atendimento foi registrado na quarta-feira (5).

“Ao chegarmos ao local da ocorrência, verificamos que o animal estava vivo, no fundo do poço, que tinha uma profundidade aproximada de 12 metros. Utilizamos um cabo com um laço e um nó de correr. Foi feita a amarração, conseguimos laçar o animal com segurança e assim fazer o seu resgate por meio de içamento”, contou o subtenente Rivelino, do CBMCE.
Após o resgate, o animal foi entregue ao solicitante da ocorrência.

Orientação

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.