Segunda turma de praças policiais femininas completa 27 anos de PMCE

7 de janeiro de 2022 - 17:03 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto


A segunda turma de praças policiais femininas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) completou 27 anos de corporação nesse domingo (02). O grupo de 53 policiais militares femininas recebeu o distintivo de formatura em solenidade realizada no Quartel do Comando Geral, no dia 2 de janeiro de 1999 e foi notícia de grande circulação à época. Hoje, após 27 anos da formatura, permanecem na Corporação 47 delas.

O curso de formação da turma feminina foi realizado na Companhia de Polícia Feminina, que era situada na rua Pedro Ângelo, no Centro de Fortaleza. A formação teve duração de seis meses e abrange instruções sobre noções de direito, técnica de abordagem policial, relações públicas, educação física, moral e cívica, dentre outras.

Na época, com esse acréscimo, as fileiras femininas chegaram ao número de 188, das quais dez eram oficiais e 178 praças. O coronel comandante-geral da época, Gilson Liberato, deixou sua frase marcada nas matérias dos jornais. “A mulher, cada vez mais, ocupa seu espaço, de forma firme e determinada”, destacou.

A subtenente Ana Patrícia é uma das integrantes, que ainda está na ativa, desde a 2ª turma, ela se encontra em destaque na imagem acima. A policial feminina está lotada, atualmente, na 2ª Companhia de Guarda Palaciana (2ªCPG), responsável pela segurança nos órgãos do Poder Legislativo Estadual.

Logo que ingressou na PMCE, a subtenente atuou como motorista de viatura na Companhia de Polícia Feminina. Em seguida, foi para o patrulhamento ostensivo na malha central do antigo Batalhão de Trânsito (BPTRAN), Colégio da PMCE e Proerd, até chegar à 2ª CPG.

De acordo com a subtenente Ana Patrícia, um dos sentimentos que cultiva dentro da Instituição é o da união. “Um dos sentimentos que cultivo dentro da Instituição é o da união da minha turma, que até os dias atuais, ainda, realizamos encontros para matar a saudade da época de academia militar, onde compartilhamos experiências da vida profissional e colocamos os assuntos em dia”, descreve a subtenente.

Efetivo feminino atual

A PMCE tem em seus quadros um total de 784 policiais militares femininas, sendo 109 integrantes do oficialato e 675 da carreira de praças. Com a recente alteração legislativa, que aumentou de 5% para 15% o número de vagas destinadas para mulheres nos concursos para a Instituição, onde a presença feminina tende a aumentar.