Arte em Rede abre inscrições para o curso “Introdução e Criação de Figurinos”

11 de janeiro de 2022 - 10:12 # # # # #

Ascom TJA - Texto

Com carga horária de 20h, a formação acontece pelo Google Meet, sendo destinado a jovens acima de 16 anos e adultos que possuem interesse em moda

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está com inscrições abertas para o curso “Introdução e Criação de Figurinos”, ministrado por Jander de Oliveira, entre os dias 17 e 28 de janeiro (de segunda a sexta), das 18h às 20h, pela plataforma Google Meet. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição pelo link https://bit.ly/3HUfjUu

Não é necessário ter conhecimento prévio e entender os fatores condicionantes sobre a temática. O curso tem por objetivo conceituar e diferenciar os tipos de figurino, sua relação com as manifestações artísticas e outras utilidades na sociedade contemporânea até o figurino brasileiro; proporcionar conhecimentos sobre o processo de criação e desenvolvimento de figurino e técnicas básicas de desenho de moda, buscando criar uma bagagem teórica, imagética e estética que possibilite os alunos(as) pesquisar, planejar e criar coleções de figurinos para as múltiplas formas de manifestação cultural.

Projeto selecionado pela convocatória do Arte em Rede, “Introdução e Criação de Figurinos” será dividido em módulos, de forma sequencial, buscando que cada módulo seja responsável por abordar grupos de conteúdos programáticos específicos. Ao final do curso, será solicitado aos alunos que criem uma coleção de figurinos, com propostas de looks, para as seguintes manifestações artísticas: Teatro, TV, Dança e Grupo Junino.

Módulo I – Trajetória histórica e artística conceitos básicos;

O módulo I tem como objetivo inserir repertório histórico acerca de arte, artesanato, moda, cultura e figurinos. Toda bagagem histórica, artística e cultural necessária para a criação de figurinos será abordada conceitualmente neste módulo.

Módulo II – Planejamento e desenvolvimento;

No módulo II, será o momento de apresentar o processo metodológico de pesquisa, planejamento e execução de figurinos, com ênfase nas fases de pesquisa, planejamento e criação. Tendo em vista que para a etapa de produção do figurino é necessário uma série de ferramentas e matérias que podem ser inviáveis neste período pandêmico.

Módulo III – Brainstorm, pesquisa, inspiração e criação;

O terceiro módulo será o responsável por abordar os conceitos iniciais sobre desenho e ilustração de moda e desenho técnico do vestuário, criatividades, e planejamento de coleções, buscando que neste módulo a produção do portfólio, trabalho final do curso.

Sobre o ministrante

Jander de Oliveira é designer de Moda formado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará em 2017 e atualmente cursa Licenciatura em Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Quixadá. Designer de moda, freelance, e artista no tempo vago. Já atuou como produtor de moda, produtor artístico, figurinista e estilistas, durante essa sua trajetória nos caminhos da moda e da arte buscou desenvolver um perfil voltado para a criação, planejamento de coleções e produções de moda. Jander pesquisou ainda sobre a influência das tribos urbanas na moda e sustentabilidade.

O Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos Digitais 2021/2022 é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará. É uma realização em rede pelos equipamentos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Arte em Rede apresenta: “Introdução e Criação de Figurinos”, com Jander de Oliveira
Quando: de 17 a 21/01 e de 24 a 28/01 (segunda a sexta)
Horário: 18h às 20h

Onde: plataforma Google Meet
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3HUfjUu