Nova etapa do Programa CNH Popular tem previsão de lançamento em março

11 de janeiro de 2022 - 17:06 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes, Helene Santos e Carlos Gibaja - Fotos

No tradicional bate-papo virtual com a população via redes sociais, realizado nesta terça-feira (11), o governador Camilo Santana fez um balanço do Programa CNH Popular no atual estágio, indicando que nova etapa da iniciativa deve ser lançada em março.

O governador recebeu do superintendente do Detran-CE, Max Quintino, um balanço para avaliar o andamento do programa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular no Ceará. Dos 184 municípios, 73 já foram contemplados, seguindo o critério de dar prioridade às cidades que já possuem municipalização do trânsito. “Na segunda quinzena (de janeiro) vamos retomar o processo das carteiras em Fortaleza, que terá disponível 5 mil vagas, e daí começamos, numa segunda fase, as cidades que já estão iniciando a municipalização do trânsito”, informou Max Quintino.

E o governador complementou: “Todos os municípios serão contemplados com um total de 25 mil carteiras gratuitas, sempre com um número proporcional a cada localidade. E até março deveremos lançar um novo programa para a CNH Popular, válido para 2022/23”.

Camilo Santana também apontou possíveis novidades a quem prestou concurso para o órgão. “Há uma possibilidade enorme também de se convocar uma nova turma do concurso do Detran, do cadastro de reserva, mas estamos avaliando e vamos aguardar”.

Covid-19

Durante a prestação de contas semanal, o governador também destacou o combate à Covid-19. Entre as atualizações, a previsão de início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos na próxima semana, a ampliação dos centros de testagem e ampliação de leitos.

“No dia 14 deverão chegar as primeiras doses de vacina pediátrica contra Covid-19, as doses indicadas para as crianças. Eu já cadastrei meus dois filhos que estão nessa faixa etária, o Pedro, de 11, e a Luiza, de 9 anos. Faça o cadastro também, no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/, sem a necessidade de um atestado médico”, incentivou. Para o sucesso da campanha de imunização e combate à pandemia, é importante a adesão de todos.

O governador informou que apenas 168 mil crianças estão cadastradas, e o Ceará tem cerca de 904 mil aptas a tomar a vacina. “Estamos em um momento muito importante, próximo do retorno às aulas, e esperamos que todos possam retornar com segurança para a sala de aula em 2022. Tirando a dúvida de quem nos perguntou: essa vacina é segura, testada e aprovada com vacinação em andamento no mundo inteiro, e pelos principais orgãos de saúde dos respectivos países, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil a Anvisa já liberou seu uso há 30 dias, e estamos seguindo as orientações científicas para proteger as nossas crianças, e a todos, para que silenciosamente não se passe a doença aos idosos ou para a nossa família”, ressaltou.

Camilo reforçou que as pessoas não acreditem em negacionistas. “Negaram a pandemia, negaram as vacinas, eles sempre estão contrários à ciência e ao que dizem os especialistas. Aqui cuidamos e protegemos as pessoas, sem questões ideológicas, partidárias ou políticas. Todas as nossas medidas, mesmo sendo criticadas por uma minoria, são para proteger irmãos e irmãs cearenses. Vamos continuar seguindo as orientações médicas, mantendo a prevenção e os cuidados”.

Agenda do governador e combate à pandemia

Nessa segunda-feira (10), em reunião com parte da equipe da Saúde, e a liderança do secretário Marcos Gadelha, foram tomadas decisões de ampliar a disponibilidade de leitos. “Confirmamos a abertura de 452 leitos públicos, sendo 288 de enfermaria e 164 de UTI para atendimento exclusivo a pacientes com Covid e síndrome gripal, já em funcionamento. Continuamos acompanhando o cenário atentamente e não mediremos esforços para garantir atendimento para nossa população da Capital e do Interior. Abriremos quantos leitos forem necessários, assim como fizemos na primeira e segunda onda da pandemia. Também dobramos o número de unidades públicas de testagem“, pontuou Camilo.

Agora, as unidades de testagem gratuitas no Ceará foram ampliadas. O agendamento deve ser feito pelo Saúde Digital, clicando aqui.

Fortaleza:
– Sesi Centro
– Sesi Parangaba
– Sesi Barra do Ceará
– Drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
– Drive-thru do Shopping RioMar Kennedy (Fortaleza)

Atendimento sem agendamento:
– Hotel Excelsior (Fortaleza, sem necessidade de agendamento)
– Rodoviária Engenheiro João Thomé (exclusivo para viajantes)
– Aeroporto Internacional Pinto Martins (exclusivo para viajantes)

Maracanaú
– Sesi Maracanaú (Distrito Industrial)

Juazeiro do Norte
– Sesi Juazeiro do Norte (Pirajá)
– Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para viajantes.

Sobral
– Sesi Sobral (Centro)

Na quarta-feira (5) houve um anúncio importante, com a antecipação da publicação de um novo decreto estadual para combater a pandemia. “No novo decreto, diante do aumento dos casos de síndromes gripais e da Civid-19, ficaram suspensos os eventos festivos de Pré-Carnaval e Carnaval em locais públicos. Quanto aos outros eventos festivos e sociais com controle de acesso, tais como festas de casamento, aniversários, formaturas e eventos corporativos, terão reduzida, pelo prazo de 30 dias, a capacidade de ocupação para 500 pessoas, se realizados em ambientes abertos, e para 250 pessoas, se realizados em ambientes fechados. E que todos os eventos sigam com a exigência de cumprimento de todos os protocolos sanitários, como o passaporte da vacina”, disse Camilo, que também esteve virtualmente com todos os prefeitos cearenses, e, na terça (4), com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e sua equipe de Saúde.

#CamiloResponde

Muitos internautas fizeram perguntas sobre as obras de estradas espalhadas pelo Ceará. De pronto, o governador, de posse de informações da Superintendência de Obras Públicas (SOP), deu retorno sobre o andamento de muitas obras, não apenas de estradas, além da informação do que está em licitação. Camilo Santana reiterou que, a quem queira fazer alguma reclamação sobre as estradas, dar sugestão ou elogio, o whatsapp da SOP é o (85) 98404-9800.

Sobre a duplicação da CE-085 entre Itarema e Acaraú, afirmou que está praticamente pronta. A nova rodovia representa um desvio para que não seja necessário passar por dentro da cidade de Acaraú. A SOP prevê a entrega para o fim de fevereiro, dependendo apenas das últimas desapropriações a serem concluídas.

Pelo Pacote de Recuperação Funcional das Estradas, estão com pavimento pronto trechos como: CE-040 – Praia do Canto Verde-Beberibe; Praia do Uruaú-Praia da Barra; Praia do Uruaú-Beberibe; Prainha-Aquiraz; BR-020-Tucunduba; Capistrano-Caio Prado-Itapiúna; Aracoiaba-Capistrano; Choró-Quixadá; Torrões-Almofala; Paracuru, entre a CE-085 e a CE-426; Palhano-Pedras; Alto Santo-Potiretama; Tabuleiro do Norte-Peixe Gordo; Morada Nova, entre as CEs 371 e 138; Canafístula-Quixeramobim; Canafístula-Madalena; Quixeramobim-Bonfim; Barbalha-Jardim; Aiuaba-Antonina do Norte; Acopiara-Iguatu; Iguatu-Várzea Alegre; Parazinho-Granja; Barroquinha-Chaval; Feitosa-Tataíra; Dom Quintino-Crato; Arneiroz-Aiuaba; e Aiuaba-Antonia do Norte.

A pavimentação da ligação entre Croatá e Carnaubal está sob estudo de viabilidade.

O governador respondeu ao internauta Rinaldo Pereira sobre a ampliação de estradas do Ceará que fazem divisa com outros estados, mencionando a implantação de Barro-Cuncas- Divisa com a Paraíba. “Depois de interligar os municípios com as estradas, uma das metas é ligar o Estado até às divisas dos outros estados, como fizemos Ererê com a divisa do Rio Grande do Norte, Pereiro com Rio Grande do Norte, Potiretama com Rio Grande do Norte, Salitre com o Piauí, Chaval com Piauí, Jardim com a divisa de Pernambuco. Enfim, fazer as ligações e garantir a qualidade nas nossas estradas.”

Fundeb, Ematerce e Mais Infância

Perguntado sobre o valor do rateio do Fundeb, Camilo explicou que o valor é variável para cada servidor, calculado de forma proporcional à carga horária de trabalho, ao número de meses trabalhados e à remuneração recebida nos meses trabalhados no ano letivo de 2021. “Serão mais de R$ 136 milhões, e já estará na conta no dia 15 de janeiro. Será repartido aos mais de 30 mil servidores de Educação, do setor administrativo aos professores”, explicou. Sobre a Ematerce, o governador relembrou que, no primeiro dia útil do ano, todos os aprovados foram convocados, via Diário Oficial do Estado, com prazo de 30 dias para apresentação.

Sobre o cartão Mais Infância, dúvida de Diana Rodrigues, Camilo respondeu. “O benefício do cartão Mais Infância continua. São 149.996 mãezinhas recebendo, e em breve quero ampliar essa transferência de renda, para mães com crianças de 0 a 6 anos.”

Investimentos públicos

Tomando como mote o pedido de José Leitão, por mais empresas em Madalena, Camilo aproveitou para falar sobre os investimentos públicos que o Governo do Ceará vem fazendo, ano após ano. “Nós autorizamos recentemente um galpão para Madalena, para instalação de uma empresa, para gerar emprego e renda. Em Irauçuba foram autorizados mais dois galpões, que a empresa se comprometeu a ampliar os empregos na sua linha de produção. E o Estado tem feito muitos investimentos”.

E completou: “No balanço da arrecadação, do que o Estado fica, cerca de 14,11% foi voltado para os investimentos. Isso significa R$ 3,5 bilhões em investimentos em estradas, escolas, hospitais, ações na área da segurança. Enfim, é a capacidade do Estado em fazer investimentos. Todo ano trabalhamos com muito zelo, para que possamos gerar emprego e renda para as pessoas através dos nossos investimentos, pois quando o Estado faz investimento público, movimenta a economia local”.

Ouça

O governador Camilo Santana destacou que a meta em 2022 é contemplar todos os municípios cearenses com o programa. Uma primeira etapa vai ser lançada em março e outra logo depois.

Segundo Maximiliano Quintino, ainda este mês vão começar a distribuir as vagas do Programa CNH popular para cada município cearense.

O governador participou de reuniões com representantes da Secretaria da Saúde e fez um balanço dos leitos que o Ceará tem a disposição para atender eventuais casos de síndromes gripais em todo o Ceará.

Camilo Santana destacou que a estrutura da rede pública de saúde para atender estes casos específicos.

Nesta terça-feira (11) chegaram mais 44.650 doses de vacinas da Janssen, que serão utilizadas como dose de reforço. O chefe de Executivo lembrou a importância da vacinação para proteger as pessoas. Camilo apelou ainda para que as pessoas completem o esquema vacinal o quanto antes.

Ainda sobre a vacinação, o governador Camilo Santana apelou para que a população realize o cadastro de crianças de 5 a 11 anos para que sejam vacinadas. Ele destacou que o mundo inteiro já iniciou a vacinação deste público.

Muitos internautas fizeram perguntas sobre as obras de estradas espalhadas pelo Ceará. De pronto, o governador entrou em contato com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), e conseguiu um retorno sobre o andamento de muitas obras, não apenas de estradas, além da informação de que está ainda em licitação. Caso queira fazer alguma reclamação sobre as estradas, dar sugestão ou elogio, o whatsapp da SOP é o (85) 98404-9800. O governador falou sobre as estradas do Ceará que fazem divisa com outros Estados.