PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Hub Cultural do Ceará lança e-book sobre Economia da Cultura e abre inscrições para webinário

13 de janeiro de 2022 - 14:03 # # # # # # # #

Ascom Porto Dragão -Texto

Livro reúne 15 artigos de artistas e especialistas, das cadeias produtivas da cultura de todo Brasil, resultado do webinário Jornada de Pensamento que chega em sua segunda edição em Janeiro, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (13)

O ano de 2022 chega com muitas oportunidades para se pensar sobre a Economia da Cultura. O Hub Cultural do Ceará, programa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) com foco no desenvolvimento da Economia, atualmente incubado no Centro Cultural Porto Dragão, lança o e-book “Viver de Arte: Reflexões sobre Arte, Cultura e Economia no Brasil Contemporâneo” nesta quinta-feira (13). Reunindo 15 artigos dos profissionais que participaram da primeira edição do webinário Jornada de Pensamento, o e-book traz relatos, reflexões e análises de quem está na luta diária, seja no Ceará ou em outro lugar do Brasil, e de quem pesquisa sobre o tema. A publicação pode ser visualizada gratuitamente em bit.ly/viverdearteebook .

“Registrar esse momento, difundir o tema da Economia da Cultura, discutir e refletir sobre o mercado de trabalho e a produção cultural no Brasil são algumas das motivações que nos levaram a essa publicação”, comenta o gerente executivo do Hub Cultural do Ceará, Ivan Ferraro.

Além do lançamento do e-book, o Hub Cultural do Ceará convida o público a inscrever-se na segunda edição do webinário Jornada de Pensamento, evento que originou o e-book em 2020, entre os dias 26 e 28 de Janeiro em formato on-line. As inscrições podem ser feitas em sympla.com.br/portodragao.

Sobre o livro

Entre Agosto e Outubro de 2020, o Hub Cultural do Ceará promoveu a primeira edição do webinário “Jornada de Pensamento: Viver de Arte”. Com realização do Centro Cultural Porto Dragão e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Instituto Dragão do Mar, a Jornada se configurou como um webinário voltado para os modelos de negócios no campo artístico e para a Economia da Cultura. Discutiu os problemas que envolvem o crescimento e o desenvolvimento da economia cultural no Ceará, mais especificamente aqueles ligados às linguagens artísticas e suas cadeias produtivas.

Leia o e-book “Viver de Arte: Reflexões sobre Arte, Cultura e Economia no Brasil contemporâneo” aqui.

Com quatro eixos voltados para Economia da Cultura e o viver de arte, especialistas do campo teórico e prático das cadeias produtivas da cultura participaram de mais de 20 palestras seguidas de debates on-line que pautaram gestão e modelo de negócios para as artes; fomento, financiamento e captação de recursos; comunicação e circulação e formação de redes. Assinam artigos no e-book nomes como Luciana Adão (Oi Futuro), Jack Elesbão, Maria Helena Cunha (Inspire Gestão Cultural), Daniele Sampaio (SIM! Cultura), Edceu Barbosa (Grupo Ninho) e João Leiva (Leiva Cultura e Esporte).

As palestras realizadas durante a primeira edição do webinário Jornada de Pensamento podem ser assistidas no canal do Youtube do Porto Dragão.

A primeira edição do webinário Jornada de Pensamento contou com a parceria do Itaú Cultural, realização do Hub Cultural do Ceará e do Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Inscrições para 2ª edição do Jornada de Pensamento

Aproveitando a leitura reflexiva do e-book recém lançado, o público já pode garantir sua inscrição na segunda edição do webinário “Jornada de Pensamento”, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro. Com a curadoria de Luciana Guilherme, inscrições e mais informações sobre o evento podem ser conferidas em sympla.com.br/portodragao.

“Mesmo sendo um dos setores mais prejudicados com o isolamento social do ponto de vista econômico, a criatividade de artistas e profissionais da cultura aliada às tecnologias digitais gerou uma produção artística extremamente profícua e inovadora, descortinando caminhos antes não imaginados”, argumenta Luciana Guilherme, doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ).

A segunda edição do Jornada de Pensamento investiga esta expansão das produções artísticas em plataformas digitais, as novas possibilidades de difusão e consumo, novos modelos de negócios e processos de monetização. Uma jornada para mergulhar nas reflexões e apontar caminhos e possibilidades do fazer artístico no pós-pandemia.

Serviço

13 de janeiro, quinta-feira, 18h
Lançamento do e-book “Viver de Arte: Reflexões sobre Arte, Cultura e Economia no Brasil”
Leitura gratuita em: bit.ly/viverdearte

Webinário Jornada de Pensamento – 2ª edição
26, 27 e 28 de janeiro
Mais informações e inscrições em sympla.com.br/portodragao