Operação Guarida: SSPDS deflagra ofensiva visando inibir crimes em Caucaia

13 de janeiro de 2022 - 16:48 # # #

Ascom SSPDS - Texto

Os bairros Parque São Gerardo e Parque Soledade, em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), receberam, nessa quarta-feira (12), mais uma edição da Operação Guarida, ofensiva deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Ao longo da edição, 176 veículos foram abordados, ocorreram ainda 11 apreensões por irregularidades e foram lavrados 62 autos de infração. Foram apreendidas 40 gramas de maconha, 13 gramas de crack e 15 gramas de cocaína.

O trabalho foi desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Participaram da ofensiva, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vistoriou 14 edificações e efetuou três notificações por irregularidades.

Apreensão de entorpecentes

Em um ponto da região, entorpecentes foram apreendidos por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE. Na ação, os policiais militares realizaram buscas no local onde foram encontradas 40 gramas de maconha, 13 gramas de crack e 15 gramas de cocaína embaladas em papelotes e prontas para a comercialização do tráfico. A droga apreendida foi levada para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, unidade da Polícia Civil da região.

 

Além do CPRaio, a Polícia Militar atuou na Operação Guarida com equipes do 12° Batalhão da Polícia Militar, do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Policia de Meio Ambiente (BPMA) e da Força Tática (FT).

A Operação Guarida teve o objetivo ainda de inibir possíveis ações criminosas na área e oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, além de promover diligências visando identificar pessoas envolvidas em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Contra o Patrimônio (CVP).