Aesp inicia formação de aprovados no concurso da Pefoce

17 de janeiro de 2022 - 16:38 # # # # # #

Ascom Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (17), o curso de formação profissional para os candidatos aprovados no concurso da Perícia Forense do Estado (Pefoce) de 2021.

A aula inaugural aconteceu no auditório da Universidade do Parlamento (Unipace) e foi presidida pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron; acompanhado do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu e do perito-geral, Júlio Torres.

Ao dar as boas-vindas aos novos alunos, o titular da SSPDS destacou a importância da integração para os resultados obtidos na segurança pública no último ano. “Tivemos no ano passado uma redução de 18% nos homicídios nesse estado, tivemos uma redução de 10% dos crimes violentos contra o patrimônio, tivemos o menor número da história deste estado de assaltos a banco e de roubo de cargas, e o grande mérito de todos esses números é da integração , as forças de segurança trabalham integradas. Segurança pública é um sistema, uma área que não pode ser trabalhada de forma isolada. Então, se uma das peças desse sistema não trabalhar bem, nós não alcançamos o resultado esperado… falando da Perícia Forense, você só consegue as provas para uma condenação judicial quando se tem uma perícia de qualidade”, pontuou Sandro Caron.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, relembrou todo o empenho do Estado para realização do concurso e desejou sucesso à turma. “Mesmo diante desse momento difícil de pandemia, que estamos vivendo, o governador e a secretaria da Segurança não mediram esforços para fortalecer a segurança pública e aumentar o número de convocados para esse curso. A sociedade espera e clama pelo bom atendimento da Segurança Pública e a nossa missão é proporcionar um bom treinamento para que vocês exerçam suas funções com excelência na Pefoce. Então, contem com a Academia, se dediquem e aprendam tudo o que for passado no curso de formação”, declarou Clairton.

Na abertura do curso, o perito geral Júlio César Nogueira Torres, ministrou a palestra “A importância da Pefoce para a elucidação de crimes”, apresentando aos futuros servidores a estrutura organizacional do Órgão e explicando o papel de cada coordenadoria. Além de mostrar os principais resultados alcançados pela Pefoce nos últimos meses.

“A prova pericial é extremamente importante para as investigações criminais, aqui no Estado do Ceará, a Pefoce trabalha integrada com a Polícia Civil, além de trabalhar em parceria diretamente com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Por isso, é importante esses servidores serem bem treinados dentro desse sistema para que eles possam efetivamente desenvolver suas atividades, trazendo uma sensação de segurança para a população, seja na elucidação de crime, seja na materialidade do crime ou na autoria” , ressaltou o perito geral.

Reforço na Perícia Forense

Ao todo, 227 candidatos foram convocados para o curso, sendo 107 para o cargo de auxiliar de perícia, 60 para o cargo de perito criminal; 40 para o cargo de médico perito legista e 20 para perito legista. Este número representa um incremento de 56% no efetivo atual da Pefoce, e irá proporcionar uma maior abrangência de atendimentos das perícias nos núcleos do interior do Estado.

O engenheiro químico, Mateus Santos Pereira, é um dos candidatos ao cargo de perito criminal e veio de Salvador para fazer o curso de formação em Fortaleza. Ele conta sua expectativa. “Esse foi o primeiro concurso que apareceu após minha formatura na graduação, eu me formei em maio e logo após saiu o edital, e a expectativa é alta para aprender algo novo, é bem diferente da área que eu trabalhava antes que era indústria”, declarou.

Para a advogada Jordana Cunha, aprovada no concurso para o cargo de auxiliar de perícia, ingressar na Pefoce é a realização de um sonho antigo, cultivado na graduação. “Meu primeiro contato com medicina legal, foi durante a minha faculdade, que inclusive era ministrada pelo professor Victor Hugo, que é médico legista… e o concurso foi uma possibilidade para eu poder desenvolver essa atividade, aqui no meu próprio Estado… e acho que agora está todo mundo ansioso, louco para aprender, para em breve, trabalhar na área e realizar esse sonho” , revelou a futura servidora.

Curso de Formação

O curso de formação tem uma carga-horária de 540 horas/ aula e é composto por módulos de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades complementares e estágio.

A grade curricular conta com disciplinas de Direitos Humanos; Direito Constitucional; Criminalista Geral; DNA Forense; Balística e Tiro Defensivo, dentre outros conhecimentos.

Com aulas presenciais, que serão realizadas de segunda a sábado na sede da Aesp, e com aulas na modalidade EaD, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Academia, o curso tem previsão de término em março, quando os novos servidores deverão ser nomeados para exercerem suas funções.

Ciclo de capacitação Aesp

O curso de formação da Pefoce marca o início de um ciclo de cursos de formação para aprovados em concursos na área de segurança pública na Aesp, que prevê ainda para este ano de 2022 a realização dos cursos de formação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e Polícia Civil.