Fortalecendo serviços em saúde no Norte cearense, HRN celebra nove anos

18 de janeiro de 2022 - 13:37 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e fotos

Acreditado com excelência, hospital localizado em Sobral realiza cerca de 60 mil atendimentos de emergência por ano e é importante aliado no combate à pandemia de Covid-19 na região

Música e tapete vermelho marcaram a recepção de colaboradores do Hospital Regional Norte (HRN) nesta terça-feira (18). A unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) celebra nove anos de serviços à população da região Norte do Estado, sendo sediada em Sobral. O equipamento realiza cerca de 60 mil atendimentos nas Emergências Adulto e Pediátrica por ano desde sua inauguração, em 2013.

“Chegar aos nove anos mostra que estamos trilhando um caminho de maturidade nos processos de trabalho, na assistência de qualidade aos nossos pacientes e na melhor estruturação do hospital para as realidades da região”, avalia o diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo.

O gestor destaca que a unidade é Acreditada com Excelência – Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e desenvolve projetos do Ministério da Saúde junto a hospitais de referência no País. Melo ressalta, ainda, que o período de pandemia de Covid-19 tem sido desafiador. “Os dois últimos anos aceleraram os processos de mudança, ressaltaram nossa resiliência e criatividade e nos mostraram o potencial para avançar”.

Para as celebrações deste ano, a Banda de Música Maestro José Pedro, sob a regência de Francisco Thiago Felix de Souza, entoou canções na recepção principal do HRN. Além disso, um tapete vermelho foi estendido para a passagem dos colaboradores, que foram recepcionados pelos diretores e, em agradecimento, receberam frascos de álcool em gel com a logomarca dos nove anos da instituição. A programação segue durante todo o dia.

Apresentação da Banda de Música Maestro José Pedro fez parte das comemorações de aniversário do HRN

Entre os colaboradores, o clima é de gratidão por celebrar quase uma década do equipamento estadual. “Eu me senti feliz, acolhida. É gratificante comemorar os nove anos de uma instituição da qual eu faço parte desde 2013”, afirma a enfermeira Ana Carolina Mesquita Morais.

A auxiliar de escritório Ilnara Franca, que trabalha no HRN desde 2015, também disse ter gratidão pelo trabalho na unidade. “É gratificante chegar e ter a alegria de ser recepcionada com música. É gratificante trabalhar aqui”.

Atendimento

A certificação do hospital pela ONA é uma resposta à qualidade dos serviços de saúde prestados. A avaliação garante protocolos de segurança de pacientes e gestão integrada, por exemplo. O reconhecimento também destaca a cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

A estrutura de assistência do hospital é ampla, com atendimento 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades, entre elas: Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Torácica; Clínica Médica; Endoscopia Alta e Baixa; Neurocirurgia; Otorrinolaringologia; Neonatologia; Pediatria e Obstetrícia. A unidade é referência única para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas de adultos.

Em nove anos de atuação, foram mais de 70 mil cirurgias, 80 mil atendimentos ambulatoriais, 460 mil exames de imagem e quatro milhões de exames de laboratório

O HRN conta com atendimento ambulatorial em várias especialidades e realiza exames laboratoriais e de imagem, com destaque para tomografia, radiografia e ressonância magnética. Há, ainda, o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher, com atendimento a casos de média e alta complexidade.