Com técnica que utiliza fio dental, Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de mulher

20 de janeiro de 2022 - 14:23 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) retirou o anel preso no dedo de uma mulher de 55 anos, em Fortaleza. Uma equipe do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) removeu o objeto, na tarde desta terça-feira (18), na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01). A guarnição bombeirística foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a senhora, o objeto já estava incomodando há algum tempo. Após algumas tentativas de retirá-lo, porém sem sucesso, a mulher acionou o Corpo de Bombeiros. A guarnição da Alpha 02 do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) prontamente se deslocou até o endereço da vítima para realizar a retirada do anel, que prendia a circulação do dedo da mulher.

“Para a retirada do anel do dedo da senhora foi utilizado fio dental, usando uma técnica que simula um parafuso para a remoção do mesmo, isso após analisar a não necessidade da minirretífica. Segundo a vítima, a situação já lhe incomodava há algum tempo”, informou o comandante da Alpha 02, Sd BM Sydiego.

O resgate

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência da necessidade de cortar o anel, optaram em utilizar uma técnica que simula um parafuso para a remoção do mesmo, que pode ser utilizada com linha encerada, linha nylon de pesca ou ainda o fio dental, que foi o material utilizado pela guarnição para a remoção do mesmo. Apesar do dedo da senhora se encontrar edemaciado e com um pequeno ferimento, a retirada do anel ocorreu de maneira tranquila e com agilidade, por parte dos integrantes da Alpha.

Todas as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem do equipamento citado anteriormente, conhecido por minirretifica, e que apesar de não ter sido utilizado nesta ocorrência, é o apetrecho mais comum a ser utilizado neste tipo de ocorrência pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará nas suas unidades operacionais.

Depoimento da solicitante

“Gostaria de registrar minha admiração e reconhecimento com o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Fortaleza/CE. Aparentemente um caso simples, como um anel preso em um dedo inchado, mas que estava ocasionando sérios desconfortos e poderia gerar outros problemas. Acionei o 193, na terça-feira (18), e fui prontamente atendida com a informação de que os profissionais, no momento oportuno, viriam à minha residência. Em menos de 30 minutos eles chegaram”, elogiou a senhora.

Prevenção

O comandante do Bombeiros de Socorro de Urgência (BSU), o tenente coronel Renato, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros. “Muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar”, destacou o oficial.

Balanço

Em 2021, foram realizadas 108 retiradas de jóias, anel/aliança, enquanto que em 2020, durante todo o ano, foram realizados 110 atendimentos. Em 2019, foram 61 ocorrências.