ESP/CE inicia capacitações para agentes comunitários em prevenção contra Covid-19 e gripe

20 de janeiro de 2022 - 15:45 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Deborah Muniz Arte gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, na próxima quarta-feira (26), um ciclo de webinários com foco na formação de agentes comunitários de saúde (ACSs) em prevenção de casos de covid-19 e influenza.

A ação faz parte do Projeto de Enfrentamento ao Coronavírus, estratégia de Educação em Saúde realizada pela autarquia em consonância com o Plano Estadual de Contingência para Respostas às Emergências em Saúde Pública do Governo do Ceará.

Com o tema Capacitação do Agente Comunitário de Saúde em Tempos de Pandemia de Covid-19 e Influenza, as formações têm carga horária de quatro horas e destinam-se, prioritariamente, aos profissionais desta categoria. As inscrições poderão ser feitas pelo Mapa da Saúde até a próxima terça-feira (25).

Ao todo, estão programados quatro encontros virtuais, divididos em dois temas: um relacionado às síndromes gripais e outro, à importância da imunização contra Covid-19 e influenza. As videoconferências serão transmitidas pela plataforma do Google Meet, sempre a partir das 14 horas.

Pela proposta, a cada semana, um novo webinário deve ser ofertado para profissionais das Superintendências Regionais de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe, Norte, Sertão Central e Cariri. Para participar das transmissões, o inscrito deve acessar o link da sala virtual no respectivo dia da sua região.

A primeira capacitação, na quarta (26), abordará Síndrome Gripal, Covid-19 e Influenza: o Papel do ACS na Prevenção em Seu Território. Participam da atividade o consultor em Infectologia da ESP/CE, Keny Colares, e a articuladora da Célula de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Emanuella Carneiro Melo. Um novo encontro com este tema está previsto para 9 de fevereiro.

Já a webconferência A Importância da Imunização contra Covid-19 e Influenza: o Papel do ACS nas Coberturas Vacinais ocorre nos dias 2 e 16 de fevereiro. Os facilitadores devem ser definidos em breve.

Serviço

Capacitação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em Tempos de pandemia de Covid-19 e Influenza
Data: quarta-feira (26), às 14h
Tema: Síndrome Gripal, Covid-19 e Influenza: o Papel do ACS na Prevenção em Seu Território
Público: agentes comunitários de saúde
Regiões: Fortaleza e Litoral Leste/Jaguaribe
Facilitadores: Keny Colares, infectologista; Emanuella Melo, articuladora da Célula de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza
Sala virtual