PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

SSPDS deflagra 5ª edição da Operação Guarida visando inibir crimes em Caucaia

20 de janeiro de 2022 - 14:32 # # # # # # # # #

Ascom SSPDS

Três bairros do município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), foram alvos, nessa quarta-feira (19), da 5ª edição da Operação Guarida na região, ofensiva deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). A operação teve 245 veículos abordados, foram lavrados 86 autos de infração e ocorreram dez apreensões por irregularidades. A ação ocorria de forma simultânea a outras atuações das Polícias Civil e Militar no município.

A ofensiva ocorreu em Coité Pedreira, Capuan e Porteira, e teve como objetivo inibir possíveis ações criminosas na área e oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, além de promover diligências visando identificar suspeitos envolvidos em Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

A ação é fruto de um trabalho desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS e contou com o efetivo de 133 profissionais das Forças de Segurança do Estado.

A operação teve a participação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e da Guarda Municipal de Caucaia.

O Corpo de Bombeiros do Ceará vistoriou 20 edificações e efetuou seis notificações por irregularidades na região. A SAP realizou oito fiscalizações de pessoas sob o uso de tornozeleiras eletrônicas durante a ofensiva.

Apreensão

Em Campo Grande, entorpecentes foram apreendidos por uma equipe da 1ª Companhia do 2º Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE. Na ação, os policiais militares realizaram buscas no local onde foram encontradas 18 gramas de cocaína, 16 gramas de maconha, 10 gramas de crack embaladas em papelotes e prontas para a comercialização do tráfico. A droga apreendida foi levada ao 23° Distrito Policial (23º DP), unidade da Polícia Civil da região.

Além do CPRaio, a Polícia Militar atuou na Operação Guarida com o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e da Força Tática (FT).