Novo sistema de esgotamento sanitário nos complexos penitenciários contribui para saúde da população e a preservação do meio ambiente

21 de janeiro de 2022 - 11:53 # # #

Ascom SAP

Os complexos penitenciários de Itaitinga e Aquiraz serão beneficiados com um novo sistema de esgotamento sanitário. O equipamento está sendo construído pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O secretário da administração penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, e os secretários-executivos da Administração Penitenciária, Rafael Beserra e Maiquel Cavalcante, visitaram o início das obras. O custo das melhorias será de aproximadamente R$ 19 milhões e será entregue em 2023.

A ação garante a rede coletora do sistema prisional e trará impacto positivo na preservação ambiental do local, garantindo o saneamento e a despoluição nas proximidades dos complexos.

Serão cerca de 3 km de tubulação de esgotamento sanitário, onde todo o efluente coletado dos complexos vem através de uma rede coletora que entra nas estações elevatórias para o bombeamento do esgoto e são distribuídos para os reatores onde é feito todo o tratamento.

O engenheiro responsável pela obra, Marisvaldo Justino, ressalta a importância do esgotamento sanitário como forma mais eficaz de preservar o meio ambiente. “A meta é despoluir os cursos de água que passam por aqui. Essa ação evita a proliferação de várias pragas e doenças, além de melhorar as instalações sanitárias da penitenciária”, conclui.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca a obra como um compromisso do Governo do Estado em melhorar o sistema prisional e a preservação do meio ambiente. “Saneamento básico é saúde. Essa obra trará impacto direto na conservação ambiental nas proximidades, além de representar qualidade de vida à população carcerária e prevenção de doenças”, atenta.