Profissionais do Helv recebem treinamento para manuseio do capacete Elmo

21 de janeiro de 2022 - 16:41 # # # #

Débora Morais - Ascom Helv Texto e fotos

Capacitação foi realizada com apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará

A equipe multiprofissional do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), participa, durante esta semana, de treinamento teórico e prático para uso do capacete Elmo, equipamento de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19.

A ação foi ministrada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Estudos do Helv, diante do aumento de casos positivos da doença e de outras síndromes gripais no Estado. Ao longo de quase dois anos de uso, o Elmo mostrou-se fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A facilitadora e fisioterapeuta da ESP/CE, Lara Sena, explica que esses novos treinamentos são uma forma de capacitar novos profissionais que não estiveram nos anos anteriores. “Temos que chegar junto e treinar esses profissionais que não estiveram aqui nos anos anteriores, mas que estão agora, para que possam agregar ainda mais conhecimento a eles e proporcionar uma segurança maior na abordagem dos pacientes”, explica.

Durante o treinamento, os profissionais debateram sobre o conteúdo teórico de funcionamento do dispositivo e, logo em seguida, já puderam ter uma experiência prática com a simulação de uso da ferramenta.

O técnico em Enfermagem Joel Sousa foi um dos profissionais que participaram da capacitação. “Para mim, os verdadeiros heróis são aqueles que salvam vidas arriscando a sua, e nós estamos aqui para isso, aprendendo a utilizar as ferramentas corretas desse combate para salvar o máximo de vidas possível”, diz.


Treinamento envolve atividades teóricas e práticas

Enfermeira do Centro de Estudos do Helv, Tamires Oliveira, reforça que o treinamento vem para somar na terapia do paciente. “Vários colaboradores realizaram o treinamento, que está sendo muito importante para esse momento em que estamos passando. As próximas mudanças que o equipamento já está tendo e o que a gente está desenvolvendo de melhorias para o uso do capacete vêm para somar na terapia do paciente”, ressalta.

Capacitações

Nessa quinta-feira (20), a capacitação também ocorreu para os profissionais que atuam nas unidades de saúde do interior cearense, como foi o caso do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), também da Rede Sesa. Os treinamentos podem ser solicitados diretamente com a ESP/CE. Acesse mais informações sobre o Elmo.

 

 

Ouça

A facilitadora e fisioterapeuta da ESP/CE, Lara Sena, explica que esses novos treinamentos são uma forma de capacitar novos profissionais que não estiveram nos anos anteriores.

Enfermeira do Centro de Estudos do Helv, Tamires Oliveira, reforça que o treinamento vem para somar na terapia do paciente. Outras parcerias entre o HELV e a ESP estão sendo discutidas.