Recorde histórico: 3.741 internos são aprovados no Encceja PPL 2020

24 de janeiro de 2022 - 16:08 # # # # #

Ascom SAP - Texto e Foto

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Educação da Secretaria de Administração Penitenciária, acredita que investir na educação é fundamental para o processo de reabilitação social de pessoas privadas de liberdade.

Neste ano, o exame contou com 6.176 internos inscritos. Foram 1.125 aprovados no Ensino Fundamental e 128 no Ensino Médio. No total, 3.741 internos foram beneficiados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), sendo 1.253 certificados de conclusão e 2.488 atestados por proficiência em pelo menos uma área de conhecimento.

Na edição de 2019, foram aprovados 803 internos e 2.392 atestados por proficiência. O resultado demonstra a eficiência da escolarização ofertada dentro do sistema prisional do Ceará.

O interno pode conseguir dois documentos por meio do exame: os Certificados de Conclusão (para quem conseguir a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação) ou a Declaração Parcial de Proficiência (certificação parcial que comprova pontuação mínima em uma ou mais áreas avaliadas, mas não em todas).

A aprovação no Encceja garante aos internos a possibilidade de continuar com os estudos durante o período em que estão privados de liberdade. O exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é uma opção para o interno que não teve chance de concluir os estudos na idade adequada e serve como oportunidade de obter os certificados do ensino fundamental e médio.

O coordenador educacional da SAP, Rodrigo Moraes, comemora a eficácia da política de ressocialização e inclusão social da Secretaria da Administração Penitenciária. “Os bons resultados do Encceja PPL 2020 são a prova que a SAP está no caminho certo, garantindo e ampliando a oferta educacional e fortalecendo a parceria com a secretaria de educação com o objetivo de promover uma escolarização de qualidade”, conclui.

Resultado

A Secretaria da Administração Penitenciária divulga o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020.

Os familiares que desejarem acessar o resultado, basta clicar neste link.

 

Ouça

O resultado demonstra a eficiência da escolarização ofertada dentro do sistema prisional do Ceará, como destaca o secretário da SAP, Mauro Albuquerque.