Crianças acolhidas em unidades da SPS recebem primeira dose da vacina contra a covid-19

26 de janeiro de 2022 - 09:50 # # # # # #

Rafaela Leite - Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Ascom Casa Civil - Fotos

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) iniciou, nessa terça-feira (25), a vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, que estão sob proteção do Estado em Unidades de Acolhimento. Durante a manhã, 10 crianças das Unidades 1 e 2 receberam a primeira dose do imunizante. Nos dias 26 e 27, a vacinação acontece nas unidades Casa da Criança, Nossa Casa, Recanto da Luz e Tia Júlia Parangaba.

“É motivo de alegria para cada um de nós que faz a SPS estarmos iniciando a vacinação das nossas crianças, contando sempre com a parceria das secretarias da Saúde do Ceará e de Fortaleza”, ressaltou a coordenadora de Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim.

Para a coordenadora da Unidade de Acolhimento 2, Dália Matos, o momento é também de gratidão. “A unidade tem 17 acolhidos, entre adolescentes e crianças. Os adolescentes já estão vacinados e hoje é o momento dos nossos pequenos. É muito especial testemunhar isso, uma dose cheia de esperança e de saúde para eles”, completa.

A enfermeira Any Karulyne vem trabalhando desde o início das vacinações contra o Covid-19, em Fortaleza. “Algumas crianças demonstram interesse maior em querer se vacinar, outras demonstram um pouco de receio por conta da agulha. Mas vamos conversando com elas e, com calma, tudo se acerta. Logo elas tomam a dose da felicidade, a dose da alegria”, relata.

Coordenadas pela SPS, as unidades de acolhimento são espaços que ressignificam o ambiente institucional e se tornam um lar. “Cada profissional que integra as equipes que trabalham nas unidades, junto desses meninos e meninas, tem um compromisso firme com o bem estar de todos eles. Então hoje é um dia de celebração, sobretudo, da vida. Vacinas representam saúde. Vacinas salvam vidas”, pontua a titular da SPS, Socorro França. Ao longo da semana, aproximadamente 40 crianças receberão a 1ª dose da Pfizer Pediátrica nas unidades geridas pela Pasta. Adolescentes abrigados e funcionários já foram imunizados.