Em formato híbrido, palestras de orientação profissional do IDT instruem cerca de 4 mil trabalhadores em 2021

26 de janeiro de 2022 - 11:54 # # # #

Ascom IDT - Texto

A incerteza sobre o perfil desejado pelo entrevistador na hora de uma seleção para emprego costuma povoar a mente de muitos aspirantes a uma vaga no mercado do trabalho. Muitos também têm dúvidas sobre como elaborar um bom currículo e as competências pessoais mais competitivas no mercado. Nesse caso, a orientação profissional pode ser a chave para um bom desempenho na busca por um emprego.

Em 2021, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) ministrou palestras de orientação profissional para 3.662 trabalhadores, em sua rede de atendimento. A maior parte das demandas foi desenvolvida pelo Núcleo de Psicologia do IDT (NUPSI), que contemplou 2.325 participantes, atendendo a públicos distintos, como estudantes, egressos do sistema carcerário, participantes de projetos na área educacional e social e trabalhadores em processo seletivo.

Para Cristianne Santos, psicóloga no NUPSI do IDT, o expressivo número de pessoas contempladas pela orientação profissional em 2021 teve a contribuição do formato online, que possibilitou a participação de inúmeros interessados, dando acessibilidade aos conteúdos. “Acreditamos que nossa contribuição às instituições, notadamente escolas e projetos no interior do estado, seja no formato presencial ou remoto, possibilitaram o desenvolvimento e esclarecimento de todos os participantes acerca de temas atuais, desenvolvidos a partir de nossa prática de trabalho”, destaca.

Investindo em ações de empregabilidade

As palestras e oficinas de orientação para o trabalho, são parte das ações de intermediação de mão de obra e capacitação profissional do IDT e visam aumentar as chances de inserção dos candidatos em vagas de emprego. O conteúdo explorado aborda as novas exigências do mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como participar de uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo.

“A procura por orientação profissional faz um paralelo com a busca por vagas de emprego num cenário de arrefecimento da pandemia e a retomada das atividades econômicas no Estado. Investir em ações que orientam os jovens e a população em geral para o acesso a uma vaga de emprego é um dos caminhos para reduzir a ansiedade nos processos seletivos e garantir mais oportunidades para os trabalhadores”, acrescenta o coordenador da intermediação de mão de obra do IDT, Rubens Rodrigues.

Como acessar

Os interessados em participar das palestras, devem procurar qualquer unidade de atendimento da rede IDT/Sine ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 591.0363.