Alunos do curso de formação de bombeiros concluem prática de tiro

27 de janeiro de 2022 - 14:26 # # # # #

Ascom Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta quinta-feira (27), treinamento de tiro defensivo dos 184 alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCP/BM – Turma 3). A disciplina, que faz parte da matriz curricular do curso, teve uma carga horária de 36 horas/ aula, e foi realizada em dois momentos, com a parte teórica na Aesp e a prática em estande de tiro.

Segundo o supervisor do Núcleo de tiro da Aesp, inspetor James Viana, que também atua na instrução da Academia, o objetivo é apresentar ao futuro soldado bombeiro os armamentos e munições utilizadas pelas forças de segurança do Estado, fornecendo fundamentos teóricos e práticos de manuseio a operabilidade.

“Os integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares, fazem parte do rol de profissionais da segurança pública que têm direito ao porte de arma de fogo. Portanto, ainda que o uso do referido armamento não seja utilizado de forma cotidiana pelos bombeiros, é imprescindível que os mesmos sejam habilitados para seu uso pontual quando necessário, como por exemplo, nas guardas dos Quartéis ou em ocorrências em que haja ameaça à integridade física dos operadores ou das vítimas por eles atendidas”, explicou James.

Entre os tópicos abordados na disciplina ainda estão: Dispositivos gerais sobre a Lei Nº 10.862/2003; Decreto Nº 9.847/2019; Regras de Segurança; Segurança na instrução no estande de tiro; Autorização do uso de arma de fogo pelo Bombeiro Militar; Classificação de arma de fogo; Armas longas e portáteis utilizadas pelas forças de Segurança Pública; Apresentação do revólver e pistola; Montagem e Desmontagem; Calibre de armas; Cartucho de munição das armas de fogo; Noções de Balística; Fundamentos de Tiro; Algumas panes apresentada pela pistola; Soluções das panes mais comuns.

“Os alunos recebem instruções acerca dos Fundamentos do Tiro Defensivo e das regras de segurança durante o porte e manuseio do armamento. A turma é alertada sobre a importância de o operador de segurança pública estar sempre atento a situações de perigo. Durante a realização dos exercícios são trabalhados o tiro de precisão e o tiro instintivo (tiro de combate), simulando situações que o operador (Bombeiro militar) poderá encontrar no dia a dia, como, por exemplo, a ocorrência com múltiplas ameaças”, destacou o inspetor James Viana.

Curso de Formação

O Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCP/BM – T3) está em andamento na Aesp desde agosto de 2021, e tem previsão de término em fevereiro próximo. Esta é a terceira turma de candidatos aprovados no concurso de 2013 convocados pelo Governo do Estado.