PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Biblioteca Pública Estadual do Ceará lança programa com foco no seu acervo

27 de janeiro de 2022 - 13:00 # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom Bece - Texto e Fotos

Intitulado “Acervo em Evidência”, o novo programa da  Biblioteca Pública Estadual do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, visa a divulgar e estimular reflexões sobre o acervo da Bece. Com o tema “O Ceará e os Cearenses nas Páginas da Revista “O Cruzeiro”, o programa tem sua primeira edição nesta sexta-feira (28), às 15h, no Youtube.

O programa Acervo em Evidência propõe-se a dar destaque ao acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará através da apresentação e problematização de temas de análise relevantes à pesquisa em Cultura, História, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Sociologia, Antropologia e demais áreas das Ciências Humanas.

Na live, transmitida ao vivo pelo canal Youtube da Bece, contará com a participação de integrantes da equipe da Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Rodrigo Ribeiro, coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece; Carla Vieira, analista de cultura,  Zuila de Lima, bibliotecária do Setor de Periódicos.

Sobre a Revista O Cruzeiro

Lançada no dia 10 de novembro de 1928 por Assis Chateaubriand, a Revista “O Cruzeiro” contribuiu com a difusão de ideias e a convergência de diferentes intelectuais em suas páginas, a exemplo de Rachel de Queiroz, Gustavo Barroso, Austregésilo de Athayde, José Lins do Rego, Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e tantos outros, configurando-se hoje como uma importante fonte de pesquisa a inúmeras áreas do conhecimento.

A coleção da Revista O Cruzeiro integra o acervo do Setor de Periódicos da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e apresenta um recorte cronológico que abrange de 1954 a 1975. A coleção é significativa para os estudiosos e pesquisadores dedicados a interpretar a história da imprensa no Brasil, a sua história política e econômica, podendo contribuir com as análises da história do Ceará e da história cultural concernentes às práticas de leitura, à história editorial e do livro no Brasil, à história das bibliotecas, à história da literatura cearense do século XX.

Serviço

Acervo em Evidência – O Ceará e os Cearenses nas Páginas da Revista “O Cruzeiro

Dia 28/1, às 15h, no Youtube da Bece

Participação: Rodrigo Ribeiro, Carla Vieira e Zuila de Lima

Confira a programação completa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará em: bece.cultura.ce.gov.br.