Íris debate projetos na área de proteção social com equipes do Cras Maracanaú

27 de janeiro de 2022 - 11:20 # # # # # # #

Ascom Íris - Texto e foto

Ouvir o usuário é uma das atividades-chave para desenvolver serviços e políticas públicas de qualidade. Nessa quarta-feira (26), o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap), realizaram reunião com representantes de 11 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para apresentar projetos com foco na proteção social que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório e conhecer o trabalho e as necessidades dos profissionais que atuam diretamente nessa área.

A coordenadora do projeto Big Data Ceará no Programa Cientista Chefe e cientista de dados do Íris, Ticiana Linhares, explica: “essa é uma maneira de compreender as dores de quem utiliza o serviço público e entender o processo de trabalho de quem atende diariamente cidadãs e cidadãos. É a partir dessas informações que construímos um panorama das famílias em situação de vulnerabilidade social e dos serviços utilizados para atendimento dessas famílias”.

Na área da Proteção Social, o Íris e o Programa Cientista Chefe têm trabalhado no desenvolvimento das plataformas Big Data Social e Mais Infância Ceará, ambas apresentadas na reunião. A primeira reúne dados e informações da Proteção Social do Ceará, com uma visão integrada e transparente da área, a partir da coleta e análise de grande volume de dados.

Já a segunda é a plataforma de dados do Programa Mais Infância Ceará, que envolve obras e ações para combater a desigualdade e promover a justiça social e o desenvolvimento integral da criança. Em produção, ela reúne inicialmente 30 analíticos para capturar as situações das famílias atendidas pelo Programa Mais Infância, além de analisar mais de 18 indicadores de obras e ações e 19 formulários para acompanhar as ações do Programa. A plataforma está sendo alimentada com dados cadastrados por servidores da Secretaria da Saúde (SESA), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Gabinete da Primeira-Dama. Além disso, obtém dados do Big Data Social e do sistema de obras do Ceará, WebMapp.

Sobre o Íris

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará é responsável por disseminar uma nova cultura de inovação no Estado centrada e conduzida no cidadão, de forma inclusiva e acessível, sempre em busca de desenvolver melhores serviços e políticas públicas. Como espaço de cocriação e teste de novas ideias, atua nos eixos Cultura de Inovação, Dados e Tecnologia.