Iniciada 3º edição do Curso de Operações Especiais (Coesp) do estado do Ceará

28 de janeiro de 2022 - 16:36 # # # #

Ascom SSPDS

Quarenta e cinco profissionais de segurança pública participam da capacitação, que é promovida pela Aesp e tem duração de aproximadamente quatro meses.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta sexta-feira (28), a terceira edição do Curso de Operações Especiais (Coesp) – treinamento de cunho tático operacional de maior envergadura no âmbito das polícias militares no Brasil, e que forma profissionais de segurança pública para missões de alta complexidade. Depois de formados, os denominados “caveiras”, também estão habilitados a compor o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Ceará.

Este ano, 45 profissionais participam do Coesp, sendo 36 policiais militares do Ceará; dois policiais militares de Santa Catarina; um policial militar do Acre; um policial militar do Maranhão; dois policiais militares da Paraíba; um policial militar do Piauí; um policial rodoviário federal e um policial penal do Distrito Federal. Para ingressar no curso, eles foram submetidos a um rigoroso processo seletivo que incluiu Teste de Aptidão Física (T.A.F), Teste de Habilidade Específica (T.H.E.), Teste de aptidão de Tiro (T.A.T.), Investigação Social, e Avaliação Psicológica, além de exames médicos e testagem para Covid-19.

De acordo com o Plano de Ação Educacional do Coesp/2022, o curso terá uma carga horária de 955 horas/aulas e previsão de término para 20 de maio. Neste período, os alunos acompanharão instruções teóricas e práticas de: gerenciamento de crises e negociação; ações táticas especiais; ações antibombas e contra bombas; segurança de dignitários; operações químicas; operações ribeirinhas; operações submersas (mergulho); operações helitransportadas; paraquedismo operacional; montanhismo e escalada, dentre outras.

Segundo o coordenador do curso, major PM Paulo Cezar dos Santos Junior, também estão previstos treinamentos fora do Estado, em locais como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/CIOSAC) de Pernambuco e nos Batalhões de Operações Especiais das Polícias Militar do Distrito Federal e da Bahia.

A aula inaugural foi ministrada pelo major da Polícia Militar de Santa Catarina, Victor Bomfim Monteiro – Caveira 12 do IV Coesp PMRO – e contou com a presença do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elanio; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do coronel comandante geral da PMCE Francisco Márcio de Oliveira; do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque e do coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Ceará, delegado Antônio Pastor, dentre outras autoridades do Sistema de Segurança Pública cearense.