Ciência de Dados na Saúde auxilia em tomada de decisões; “live” discute tema nesta terça-feira (1º)

31 de janeiro de 2022 - 13:40 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE

A Ciência de Dados na Saúde tem transformado a forma como gestores tomam decisões, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Esta é uma revolução que passa pelo desenvolvimento de uma nova compreensão dos cuidados de saúde nos níveis individual e da comunidade. E a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, nesta terça-feira (1º), mais um Papo Saúde ESP. A edição, com o tema Ciência de Dados a Favor da Saúde, será transmitida pelo perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara), a partir das 19h30.

Participam do encontro virtual o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, e o cientista-chefe da Saúde do Ceará e o coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Estado (Cisec) e cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto. O bate-papo será mediado pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde (Ceesa), Luciana Rocha.

Durante a apresentação, os gestores discutirão sobre as principais contribuições e tendências envolvendo as aplicações da Ciência de Dados na Saúde, além de conversarem sobre como a temática pode e tem auxiliado na prestação dos serviços relacionados à área no Ceará, principalmente no setor público. Um exemplo desse uso na gestão estadual é o desenvolvimento das atividades do Cisec.

Criado para capturar, processar e analisar as informações relevantes à Saúde da população cearense em seus contextos mais inclusivos, o Centro tem como objetivo produzir inteligência para a Sesa e a ESP/CE – utilizando-se de técnicas da Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. A intenção é a de acelerar a jornada do Estado em direção a níveis elevados de desenvolvimento humano e social.

Ciência de Dados

A Ciência de Dados pode ser definida como o conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados feito por equipes multidisciplinares geralmente compostas por pesquisadores das áreas de Estatística, Matemática e Ciências da Computação.

Serviço

Papo Saúde ESP – A Ciência de Dados a Favor da Saúde
Convidados: Marcelo Alcantara, superintendente ESP/CE; José Xavier Neto, cientista-chefe da Saúde do Ceará e coordenador do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec).
Quando: terça-feira (1º), a partir das 19h30
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram