Ceará recebe mais de 500 mil doses de vacinas contra a covid-19 em dois dias

3 de fevereiro de 2022 - 17:29 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Helene Santos e Tiago Stille Fotos

Imunobiológicos chegaram para a vacinação de crianças e adultos

Mais remessas de vacinas desembarcaram em Fortaleza nos primeiros dias de fevereiro. Na quarta-feira (2), o Ceará recebeu um lote com 81.100 doses pediátricas da Pfizer, para vacinação das crianças entre 5 e 11 anos, e outro com 241.680 doses da CoronaVac, que serão utilizadas para imunização dos pequenos a partir de 6 anos. Ainda na quarta, chegou nova remessa com 126.750 doses de AstraZeneca, para aplicação da dose de reforço da população adulta. Nesta quinta-feira (3), desembarcou uma carga com 135.250 doses da Janssen, também para reforço na imunização.

O governador do Ceará, Camilo Santana, compartilhou nas redes sociais sobre a chegada dos imunobiológicos e reforçou o compromisso de proteger os cearenses. “Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados! Vacinas salvam vidas”, publicou.

Todas as remessas foram enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Após desembarque em solo cearense, as cargas são encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde seguem para distribuição aos municípios em até 24 horas, por meio de rotas aéreas e terrestres.

O Ceará aplicou mais de 16 milhões de doses até esta quinta-feira (3). O reforço (D3) chegou ao braço de mais de 2 milhões de cearenses. Já o ciclo vacinal básico, com duas doses ou dose única da Janssen, foi cumprido para 6,7 milhões de pessoas no Estado.

Em todo o Ceará, a meta é vacinar 904 mil crianças entre 5 e 11 anos. Das 190 mil doses pediátricas enviadas até o fim de janeiro, 147 mil já foram aplicadas no público infantil.

Cadastro

A plataforma Saúde Digital é o sistema que viabiliza o cálculo de envio de vacinas por municípios e serve para agendamento às gestões de saúde municipais aderentes. Para fazer o cadastro, basta acessar o Saúde Digital, dispondo do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) da criança. Quem já tomou qualquer vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Esse número consta tanto no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos cartões de plano de saúde. A numeração também pode ser verificada pelo site ou aplicativo ConecteSUS.

Após realizar o preenchimento dos dados na plataforma, o cadastro precisa ser validado por meio de confirmação por e-mail. Mais de 190 mil registros estão pendentes dessa confirmação. Outros quase 510 mil estão confirmados.

Quem não tem CNS ou não sabe o número, pode procurar postos de saúde e solicitar consulta ou emissão do cartão. É necessário apresentar documento oficial de identificação e comprovante de residência.

A Sesa disponibiliza um canal para a população tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a covid-19 e testagem contra a doença. Os questionamentos devem ser enviados para o e-mail: faleconosco@saude.ce.gov.br

Para receber a aplicação do imunizante, as crianças, acompanhadas por pais ou responsáveis, devem apresentar um documento de identificação oficial. Em Fortaleza, também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.