Planetário do Dragão realiza novas aulas gratuitas do Curso Popular de Astronomia em fevereiro

3 de fevereiro de 2022 - 14:28 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Luiz Alves - Foto

Os encontros presenciais são voltados para pessoas com idade a partir de 12 anos, mediante inscrição prévia na página do Planetário Rubens de Azevedo

Além de seguir com as exibições de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins, de quinta a domingo, ao longo do mês de fevereiro, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza novas aulas do Curso Popular de Astronomia. Sempre aos sábados, com turmas às 15h30, na sede do Planetário, o minicurso gratuito aborda um tema a cada encontro presencial, sendo voltado para pessoas com idade mínima de 12 anos. As aulas serão ministradas pelos planetaristas Paulo Otávio e Thiago Henrique. A participação é gratuita mediante inscrição prévia via formulário virtual www.planetariorubensdeazevedo.com.br/cursopopular, com limite de até 40 inscritos.

Para participar das aulas, os inscritos confirmados devem seguir os protocolos orientados por meio do decreto estadual em vigência. O acesso à sala é condicionado à apresentação do passaporte vacinal completo há pelo menos 15 dias e de documento de identificação. O uso de máscara também é obrigatório.

Neste sábado (5), “O céu do mês” será o tema da formação que apresentará aos participantes o céu noturno visível em Fortaleza nos meses de fevereiro e março, ensinando como identificar as constelações, fases da lua e os planetas.

O próximo tema será “Distâncias Astronômicas”, no dia 12 de fevereiro. Os participantes farão uma viagem, partindo da Terra, até os limites conhecidos do Universo para entender questões como: até onde o Universo vai e como fazemos para medir tal distância? O que é ano-luz? O que é unidade astronômica?

No dia 19, os participantes conhecerão “A Via Láctea”, quando serão abordados alguns conceitos sobre galáxias, apresentando as mais modernas e impressionantes imagens e vídeos em fulldome (projeção na cúpula 180º x 360º).

No último encontro do mês, “O Sol: a nossa estrela” será estudado, desde a sua estrutura até como ele produz sua energia e de como isso afeta nossa vida aqui na Terra.

Sobre os ministrantes

Thiago Henrique é licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) e mestrando em Engenharia de Telecomunicação.

Paulo Otávio é técnico em Química (Nível médio) e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE).

Programação

Aos sábados, às 15h30

05/02 – O céu do mês

12/02 – Distâncias astronômicas

19/02 – A Via Láctea

26/02 – O Sol: a nossa estrela

Serviço

Curso Popular de Astronomia do Planetário Rubens de Azevedo em fevereiro
Dias 5, 12 e 19 e 26 de fevereiro de 2022
Horário: 15h30
Local: Planetário Rubens de Azevedo (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Classificação: 12 anos. Acesso gratuito mediante inscrição via formulário https://www.planetariorubensdeazevedo.com.br/cursopopular.
40 vagas
O acesso às aulas é restrito à apresentação do passaporte vacinal completo há pelo menos 15 dias e de documento de identificação, e ao uso de máscara.