Covid-19 e H1N1: Mais duas mil pessoas em situação de rua já foram vacinadas em Fortaleza

4 de fevereiro de 2022 - 09:47 # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Ascom Casa Civil - Foto

Com 2.259 pessoas em situação de rua vacinadas contra Covid-19 e Influenza (H1N1), em Fortaleza, a campanha de imunização chega a mais dez bairros da Capital, em fevereiro. A ação está sendo realizada por meio de parceria entre a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) e Caminhão do Cidadão, e as secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza.

Em fevereiro, a ação foi iniciada com a vacinação da população da Praça do Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga; e continua nos dias 7, 8, 9 e 11, em territórios dos bairros Papicu, Serrinha, Parangaba e Lagamar, respectivamente. Na semana seguinte, de 14 a 17 de fevereiro, serão contempladas as pessoas em situação de rua dos bairros Bonsucesso, Cidade dos Funcionários e das praças da Bandeira e do Ferreira, no Centro. Os atendimentos transcorrem pela manhã e à tarde.

“Mais do que um direito básico de todo cidadão, a vacinação de pessoas em situação de vulnerabilidade social melhora a condição de saúde, amplia a imunidade e minimiza os riscos de contaminação dessa população, tão vulnerável socialmente”, destaca a titular da SPS, Socorro França. A assessora técnica do CRD, Andrea Autran, reforça que a ação é também uma forma de possibilitar acesso a outras políticas públicas. “Essa é mais uma ação articulada pela SPS, por meio do CRD, com as secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza”, destaca.

A campanha começa com a busca ativa, que identifica pessoas em situação de rua, em praças, territórios e áreas de consumo de álcool e outras drogas, seguida de mobilização para encaminhá-los aos pontos de vacinação, e consequente imunização.

Para viabilizar a vacinação de quem não dispõe de registro de identificação civil, o Caminhão do Cidadão está realizando também, serviços de emissão da documentação básica, como RG, CPF e atestado de antecedentes criminais.

Calendário

7 de fevereiro: Igreja Universal
Endereço: Avenida Eng. Santana Júnior (Papicu)

8 de fevereiro: Cruz Grande (Universidade Estadual do Ceará/UECE)
Endereço: Avenida Silas Munguba (Serrinha)

9 de fevereiro: Ginásio Poliesportivo da Parangaba
Endereço: Avenida Gen. Osório de Paiva

11 de fevereiro: Viaduto Lagamar
Endereço: Avenida Borges de Melo (Aerolândia)

14 de fevereiro: Galpão dos Catadores do Bonsucesso
Endereço: Rua: Rômulo Bezerra, s/n – Bairro João XXIII

15 de fevereiro: Praça da igreja da Glória
Endereço: Av. Oliveira Paiva (Cidade dos Funcionários)

16 de fevereiro: Praça da Bandeira
Endereço: Rua: Meton de Alencar – Centro

17 de fevereiro: Praça do Ferreira
Endereço: Rua: Floriano Peixoto – Centro