Nesta terça (8), Papo SUS amplia discussão sobre os cuidados e o tratamento do mal de Alzheimer

7 de fevereiro de 2022 - 17:35 # # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP Texto
,span>Deborah Muniz Arte gráfica

Doença incurável que se agrava ao longo do tempo, causando declínio das funções cognitivas, o mal de Alzheimer afeta cerca de um milhão de brasileiros, segundo estudo recente desenvolvido por pesquisadores das universidades federais de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Queensland, na Austrália. Grande parte deles são idosos e, talvez por isso, a enfermidade pode ser confundida com problemas conhecidos como “caduquice” ou “esclerose”.

Até hoje, no entanto, não se sabe qual a causa do Alzheimer, mas a comunidade científica está convencida de que hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, sedentarismo e obesidade têm favorecido o aparecimento de novos diagnósticos. Diante deste cenário, desenvolver uma política de conscientização com múltiplas frentes e dar assistência a pessoas acometidas surgem como desafios para gestores públicos de todo o mundo.

Atenta ao assunto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), amplia a discussão sobre as práticas de enfrentamento à doença e pauta a nova edição do Papo SUS.

A transmissão virtual ocorrerá nesta terça-feira (8), às 19h30, e terá como convidado o neurologista Norberto Frota. O especialista atua no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Rede Sesa, e também é diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz-CE). A mediação da live será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Durante o bate-papo, que tem duração prevista de uma hora, o público poderá enviar perguntas e fazer apontamentos para o médico.

Fevereiro Roxo Laranja

Neste mês, o mal de Alzheimer, além de outras doenças incuráveis como lúpus e fibromialgia, ganham ênfase na campanha Fevereiro Roxo Laranja, voltada para a conscientização e tratamento das enfermidades.

Serviço

Papo SUS: Alzheimer: cuidados, sintomas e tratamento
Data: terça-feira (8), às 19h30
Convidado: Norberto Frota, neurologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz-CE)
Local: perfil da ESP/CE no Instagram