PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Em virtude de baixo estoque, banco de leite humano do HRN incentiva doações

8 de fevereiro de 2022 - 14:57 # # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e foto

Mulheres saudáveis que estejam amamentando, caso produzam leite em abundância, estão aptas à doação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está com o estoque de leite humano proveniente de doação praticamente zerado. Situado em Sobral, o BLH é responsável por pasteurizar o leite materno destinado a dez bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e a outros 30 da Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (Ucinco).

Para seguir alimentando os pequenos, o banco de leite faz um apelo à população da Região Norte para que as mulheres que estão amamentando, caso produzam leite em abundância e estejam gozando de boa saúde, possam doar esse alimento essencial para recém-nascidos e prematuros.

Para reforçar o estoque, o HRN está fortalecendo a doação domiciliar. Segundo a coordenadora do Banco de Leite do hospital, Renata Karen Oliveira, o leite materno é fundamental para a recuperação dos bebês. “A doação domiciliar é muito importante para prematuros, que, muitas vezes, por questões clínicas, não dispõem da mãe para fazer a ordenha”, avalia.

Ao entrar em contato com o Banco de Leite do HRN, as potenciais doadoras fazem um pré-cadastro e enviam a documentação necessária. Os exames rápidos são realizados na primeira visita domiciliar. Na ocasião, a voluntária é submetida a testes de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis.

Potenciais doadoras realizam, além um pré-cadastro, exames rápidos para a detecção de doenças pré-existentes

É fornecido, ainda, um kit doadora, composto por máscara, gorro, gases e frascos, além de treinamento sobre como ordenhar.

A nutricionista do HRN, Larissa Leite, é doadora do alimento na unidade hospitalar. Ela é mãe de duas crianças, uma de três e outra de dois anos. “Ia desmamar, mas, vendo o estoque crítico do banco de leite, continuo doando”.

Serviço

Banco de Leite Humano do HRN
Telefone: (88) 3677-9467
WhatsApp: (88) 9 8883-4079