Hemoce coleta mais de mil bolsas de sangue no Shopping Parangaba; posto recebe voluntários até domingo (13)

8 de fevereiro de 2022 - 11:49 # # # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce - Texto
Ascom Hemoce - Foto

O posto provisório é uma oportunidade para quem ainda não teve tempo de exercer o gesto de solidariedade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), arrecadou mais de mil bolsas de sangue no posto de coleta no Shopping Parangaba, instalado no centro comercial desde o último dia 6 de dezembro. Na unidade temporária, a população pode doar sangue e se cadastrar para doação de medula óssea até o próximo domingo (13).

O posto provisório é uma oportunidade para quem ainda não teve tempo de exercer o gesto de solidariedade. “Fiz a minha primeira doação de sangue aqui no Shopping Parangaba e foi uma experiência maravilhosa. Pretendo continuar doando sempre para ajudar muitas pessoas. Ter um local aqui no ‘Parangaba’ foi ótimo porque moro no bairro Serrinha, por isso facilitou muito o meu acesso”, avalia Márcia de Oliveira Correa.

A unidade temporária faz parte do projeto Hemoce Perto de Você, que objetiva aproximar a população dos locais de coleta. A parceria do equipamento estadual com o Shopping Parangaba existe há vários anos, mas esta é a primeira vez que o hemocentro instala um posto de coleta no centro comercial. “Para o Shopping Parangaba, foi muito importante recebermos o Hemoce durante esses meses. Nós temos uma tradição de apoiarmos causas que acreditamos. Contribuir com essa instituição que ajuda a salvar tantas vidas foi muito significativo. Devido ao grande fluxo de pessoas que circulam diariamente no shopping, essa parceria permitiu que muitas pessoas tivessem a oportunidade de doar sangue pela primeira vez”, afirma Felipe Bahiana, gerente de Marketing do estabelecimento.

A unidade da Sesa visita bairros e municípios do Ceará diariamente. Para solicitar o serviço móvel do Hemoce, é necessário entrar em contato com o setor de Captação de Doadores do hemocentro em Fortaleza ou nos municípios do Interior.

Seja um doador de sangue

O Hemoce recebe voluntários com hora marcada, evitando aglomerações nas unidades. Os doadores podem agendar horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Na Capital, os usuários do serviço podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp).

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site da instituição.

Hemoce no Shopping Parangaba

O posto de coleta atende no centro comercial até o próximo domingo (13). O serviço está localizado no piso L1. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h.