Izolda Cela recebe ministro conselheiro da Suécia para tratar de futuras parcerias

9 de fevereiro de 2022 - 16:44 # # # # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto e Fotos

Em reunião na sede da Vice-Governadoria, em Fortaleza, a vice-governadora Izolda Cela recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), o ministro conselheiro da Suécia na embaixada de Brasília, Sten Engdahl. A autoridade sueca esteve acompanhada do cônsul honorário da Suécia no Ceará, Marcos de Castro. O encontro serviu para alinhar futuras parcerias entre o Governo do Estado e o país nórdico.

Izolda Cela agradeceu a visita e comentou do importante papel da Suécia como influência positiva em diversos setores. “A Suécia é um país que possui toda uma trajetória, um status de desenvolvimento que nos inspira e sempre chamou nossa atenção”, disse.

Sten Engdahl ressaltou a boa oportunidade de apresentar e aproximar o país europeu para o Governo do Ceará. “Essa é uma grande chance para mim, poder ter esse momento com a vice-governadora. Acho que é uma excelente oportunidade para nós, para que possamos apresentar mais da Suécia e também para ouvir que o Ceará tem interesse em nossas expertises”, contou.

Marcos de Castro ressaltou o enorme potencial comercial que pode ser explorado entre Suécia e Ceará. “Ao longo de vários anos, fomos insistindo em criar esse contato entre o Ceará e a Suécia, com uma interação. Hoje existe uma relação muito boa com o Brasil, mas ainda tímida no Nordeste. Por isso buscamos ampliar ainda mais esse leque”, pontuou.

A comitiva também contou com a presença do Consultor e Conselheiro do Consulado da Suécia em Fortaleza, Adalberto Alencar; além da secretária da Embaixada da Suécia, Andrea Rojas.

Energia renovável

Outro assunto abordado na conversa desta quarta foi o potencial energético do Ceará, com algumas das iniciativas desenvolvidas no estado, como o HUB do Hidrogênio Verde, sendo citadas. “O setor de energias renováveis do Ceará é algo fantástico e de conhecimento geral. O trabalho feito aqui é incrível”, apontou Engdahl.
“Temos pensado em certas perspectivas do Ceará, em diversas áreas, também voltadas para a inclusão. Nosso objetivo é que todo esse nosso potencial do sol, do vento, possa gerar um retorno para as pessoas, para a nossa sociedade”, finalizou a vice-governadora.